Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Rui Moreira: "O que Mortágua quer é que o Porto encha os bolsos dos ricos" para depois serem taxados

Rui Moreira não deixa Mariana Mortágua sem resposta. O autarca do Porto acusa a deputada bloquista de querer que "o Porto encha os bolsos dos seus ricos para ela os poder sacar para os cofres do Estado."

Ricardo Castelo
Negócios 21 de Setembro de 2016 às 12:06
  • Assine já 1€/1 mês
  • 44
  • ...

Rui Moreira respondeu a um artigo de opinião de Mariana Mortágua, onde a bloquista teceu fortes críticas ao autarca do Porto. Moreira acusa agora a deputada do Bloco de Esquerda de querer que o Porto devolva impostos aos mais ricos para que depois estes sejam recuperados pelo Estado.

 

"O que diz Mortágua? Quer que eu baixe o IRS, nos 5% que revertem para o Porto. Parece-me uma sugestão direitista. É que 70% do imposto é pago por 10% dos portugueses; os ditos ‘ricos’", afirma Moreira no artigo publicado esta quarta-feira, 21 de Setembro.

"O que Mortágua quer é que o Porto encha os bolsos dos seus ricos para ela os poder sacar para os cofres do Estado. É por isso que repito: o seu pseudoimposto é um duplo saque: aos contribuintes e aos municípios. O IMI é receita municipal e o Porto não quer nem precisa de sobretaxas", concluiu.

 

"Não se pode agradar a todos, Rui Moreira". É assim que se intitula o artigo de opinião de Mariana Mortágua, de terça-feira, onde a bloquista respondeu ao presidente da Câmara do Porto, que na semana passada publicou um artigo de intitulado "O saque Mortágua". Neste artigo, Rui Moreira criticou o imposto sobre o património considerando que se trata de "um saque aos contribuintes, mas também aos municípios, que deveriam ter a possibilidade de definir, livremente, as taxas, sobretaxas, discriminações e isenções de um imposto cuja receita, por definição, é sua e deveria poder ser usada de acordo com as suas estratégias de desenvolvimento."

 

Mariana Mortágua critica Rui Moreira, considerando que a posição do autarca é contraditória, já que critica a implementação do imposto e ao mesmo tempo critica o facto de esta taxa não ir para os cofres das autarquias, mas sim do Estado. "A parte divertida da crítica de Rui Moreira é a exigência de receber no município a receita do tal ‘saque’ que veio denunciar", disse. 

 

"Se Rui Moreira estivesse preocupado com a actual carga fiscal de todos os seus munícipes - e não apenas dos muito ricos - já podia ter feito uma coisa muito simples: através da Câmara do Porto, podia devolver 5% do IRS aos seus habitantes, tal como muitos autarcas decidem fazer por todo o país. Mas a verdade de Rui Moreira é que preside a um dos municípios que saca para si a totalidade desta percentagem de IRS que poderia distribuir. Como diria Rui, é o ‘saque Moreira’...", acusa a deputada do Bloco de Esquerda.

Ver comentários
Saber mais Rui Moreira Mariana Mortágua política impostos
Mais lidas
Outras Notícias