Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Votos brancos mais do que triplicaram em relação às Presidenciais de 2006

O número de votantes em branco é superior até ao registado nas eleições europeias de há dois anos.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 23 de Janeiro de 2011 às 01:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
São mais de 190 mil portugueses aqueles que se deslocaram às urnas para deixar os seus votos em branco, o que representa 4,26% do total de votos. Há cinco anos, apenas 59.636 tinham tomado essa opção. É um aumento de mais de três vezes.

Este máximo que foi atingido aconteceu mesmo depois de a Comissão Nacional de Eleições ter dito que “os votos brancos e os votos nulos não têm influência no apuramento dos resultados”, ou seja, é sempre eleito aquele que “tem mais de metade dos votos expressos” independentemente dos votos em que não é expressa a escolha por nenhum candidato.

Em relação às presidenciais, até o sufrágio de hoje o maior número de votos em branco tinha sido marcado em 1991, quando Mário Soares foi eleito para o Palácio de Belém pela segunda vez. Nessa eleição, tinham sido apresentados 112.877 votos em branco, seguindo-se o acto eleitoral para a Presidência de 2001, com 82.391 votos, ano em que Sampaio renovou o cargo.

Pelo contrário, a eleição de 1980, que deu a Eanes o segundo mandato na Presidência da República, foi aquela em que menos pessoas deixaram de colocar qualquer inscrição no seu voto, ficando o número pelos 16.076 votos.

É de referir que o número de votos em branco é também superior aos 164.831 eleitores que tomaram esta escolha nas eleições europeias de 2009, um acto eleitoral em que normalmente há um menor interesse por parte dos portugueses.

Nas legislativas de 2009, foram 99.086 portugueses os que deixaram os boletins de voto em branco.

Da mesma forma, os votos nulos registaram um máximo nestas eleições, já que nunca tinham sido anulados tantos boletins numas eleições para Presidente da República. 86.543 eleitores votaram em nulo, quando cinco anos antes apenas 43.149 o tinham feito.

Ver comentários
Saber mais Presidenciais votos em branco
Mais lidas
Outras Notícias