Eleições Direita alcança 45,9% dos votos nas municipais francesas

Direita alcança 45,9% dos votos nas municipais francesas

Os resultados provisórios das eleições municipais realizadas hoje em França apontam para a liderança da direita com 45,9% dos votos, seguida da esquerda, com 40,5%, e da extrema-direita, com 6,8%, segundo dados oficiais citados pela AFP.
Direita alcança 45,9% dos votos nas municipais francesas
Lusa 31 de março de 2014 às 00:30

A direita revela uma forte subida, captando bastiões socialistas, como Pau, enquanto a extrema-direita reivindica o "melhor resultado da sua história", com a conquista de um quinzena de autarquias.

 

Os ecologistas, que têm dois ministérios - Habitação e Desenvolvimento -, beneficiaram da queda dos socialistas, aos quais ganharam, por exemplo, a cidade de Grenoble (sudeste).

 

Este foi o primeiro teste eleitoral desde o início da presidência socialista de François Hollande, em Maio de 2012.

 

O ministro do Interior, Manuel Valls, disse hoje à noite que a esquerda perdeu 155 cidades com mais de 9.000 habitantes. A sua única satisfação foi a vitória de Anne Hidalgo, que será a primeira mulher a dirigir a capital gaulesa.

 

A Frente Nacional (extrema-direita) terá vencido em 14 ou 15 cidades de mais de 9.000 habitantes, segundo os resultados provisórios relativos à segunda volta de hoje anunciados por Valls.

 

Na primeira volta, há uma semana, a Frente Nacional tinha vencido em Hénin-Beaumont (norte). Fréjus e Béziers,e ntre outras cidades figuram agora na lista das autarquias desta força da Extrema-Direita.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI