Notícia
Grécia: Nova Democracia lidera sondagens a quatro dias das eleições legislativas
Nova sondagem coloca o partido grego Nova Democracia à frente do Syriza, formação liderada pelo ex-primeiro-ministro Alexis Tsipras. O país vai a votos no próximo dia 20 de Setembro.
- 15
- ...
A sondagem, realizada para o canal Action 24 TV e noticiada pelo Ekathimerini, atribui ao Nova Democracia 27,5% das intenções de voto, seguindo assim com uma ligeira vantagem face ao Syriza, que reúne 27%.
Tsipras e o líder da Nova Democracia, Evangelos Meimarakis, têm estado taco a taco nas intenções de voto e há apenas cinco dias era o Syriza quem liderava as sondagens com 28,5% das intenções de voto, à frente do seu rival Nova Democracia, com 23,5%.
Face à ausência provável de uma maioria absoluta, coloca-se em cima da mesa a possibilidade de eventuais coligações com vista a formar Governo.
Nas sondagens mais recentes, o partido Aurora Dourada e o PASOK/Esquerda Democrática ocuparam a terceira posição com 6,5%, seguidos do To Potami e do Partido Comunista (KKE), com 5%.
O partido Unidade Popular reuniu 3,5% das intenções de voto nesta sondagem, seguidos do União Centro com 2,5%.
A formação Gregos Independentes reuniu apenas 2% das intenções de voto, o que não seria suficiente para o partido estar representado no Parlamento grego.
Esta sondagem assinala ainda 7% de indecisos, sendo que 36% destes votaram no Syriza nas últimas eleições e 10% optaram pelo partido conservador.
Os gregos voltam às urnas no dia 20 de Setembro, um mês depois de Alexis Tsipras ter anunciado a sua demissão.
O ex-primeiro-ministro grego manifestou a necessidade de voltar a consultar o eleitorado após a negociação do novo memorando, a troco de um empréstimo de até 86 mil milhões de euros dos parceiros europeus, o terceiro desde 2010.
A liderar o país até às eleições está Vassiliki Thanou, presidente do Supremo Tribunal grego desde 1 de Julho deste ano, a quem o presidente Prokopis Pavlopoulos deu posse a 27 de Agosto.