Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Eurosondagem: Marcelo lidera mas não vence à primeira volta

Apesar de a sondagem da Eurosondagem atribuir uma larga vantagem a Marcelo Rebelo de Sousa, o professor não consegue vencer à primeira volta. Maria de Belém fica à frente de Sampaio da Nóvoa com cenário de segunda volta em aberto.

David Santiago dsantiago@negocios.pt 20 de Novembro de 2015 às 19:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • 31
  • ...

A sondagem da Eurosondagem para a SIC e o Expresso, publicada esta sexta-feira, 20 de Novembro, atribui 48% das intenções de voto a Marcelo Rebelo de Sousa que assim lidera com grande vantagem sobre os restantes candidatos presidenciais. No entanto, o professor Marcelo fica ligeiramente aquém dos 50% mais um voto necessários a uma vitória logo à primeira volta, agendada esta quinta-feira para 24 de Janeiro do próximo ano.

 

Mais renhida parece confirmar-se ser a corrida pela segunda posição. Maria de Belém alcança 18,9% das intenções de voto, enquanto Sampaio da Nóvoa surge ligeiramente atrás com 16,7%. Os dois candidatos que pretendem ocupar o espaço político do centro-esquerda e também da esquerda tentam protagonizar a disputa de uma hipotética segunda volta com o antigo presidente do PSD.

 

Em reacção a esta sondagem e citado pela Lusa, Marcelo admitiu acreditar que poderá vencer logo à primeira volta. Apesar de até há pouco tempo pensar que seria inevitável uma ida a segunda volta, a possibilidade de o sucessor de Cavaco Silva ser logo escolhido a 24 de Janeiro ganhou força no entender do ex-comentador político.

 

Só depois surgem os dois candidatos presidenciais já com apoios de partidos parlamentarmente representados. Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, consegue 6,9%, à frente do candidato comunista Edgar Silva que não vai além dos 5,2%. Só depois aparece Henrique Neto (2,2%) e Paulo Morais (1,1%).

 

Esta é a segunda sondagem presidencial feita depois das legislativas de 4 de Outubro. E ao contrário da sondagem da Aximagem, que garantia a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa logo à primeira volta com quase 57% dos votos, abre a porta a uma segunda volta.

 

Isto numa semana em que Marcelo foi novamente notícia. No início da semana foi noticiado que o PSD, e mesmo o CDS, estariam a avaliar a possibilidade de encontrar uma candidatura presidencial que melhor correspondesse aos anseios destes partidos, tendo em conta as posições assumidas por Marcelo de defesa da legitimidade parlamentar de um Governo apoiado pela esquerda.

 

Entretanto, esta sexta-feira o jornal i garantia que Passos Coelho já teria inclusivamente pedido às bases social-democratas que se juntassem em torno de Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Ver comentários
Saber mais Presidenciais 2016 Eurosondagem Marcelo Rebelo de Sousa Maria de Belém Sampaio da Nóvoa Cavaco Silva Marisa Matias Edgar Silva Henrique Neto Paulo Morais PSD CDS eleições sondagem
Outras Notícias