Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Pedro Passos Coelho garante que PSD "não vai mexer nas taxas do IVA"

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, garantiu hoje que, se ganhar as eleições, "não vai mexer nas taxas de IVA" e que pretende recolher mais dinheiro dos impostos "alargando a base".

Lusa 30 de Maio de 2011 às 16:25
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...
"Eu já tive ocasião de dizer que o PSD, e eu próprio, não vamos mexer naquilo que são as taxas de IVA que estão previstas, nomeadamente no acordo que foi estabelecido com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional. Nós vamos ter de recolher mais dinheiro dos impostos alargando a base, que não aumentando ou agravando as taxas do imposto", disse.

Passos Coelho falava numa acção de campanha em Valença do Minho, durante a qual ouviu as preocupações dos comerciantes e dos autarcas locais sobre a disparidade já existente entre o IVA em Portugal e em Espanha.

Para o candidato do PSD, este é um problema que não se poderá resolver "de um dia para o outro", face à situação financeira do país.

"Primeiro temos de pôr as nossas finanças em ordem, só depois é que poderemos fazer alguma modelação fiscal, de modo a corrigir estas desigualdades que se tornam mais injustas e mais pesadas na fronteira", afirmou.

Sobre o pagamento de portagens nas antigas SCUT, Passos Coelho defendeu a necessidade de encontrar "um sistema que seja transparente e que seja mais simples do que aquele que o Governo encontrou".

"O sistema que o Governo encontrou é um sistema complicado, que envolve não apenas isenções, um mecanismo electrónico. Vai ser preciso encontrar um sistema mais simples", disse ainda.

Ver comentários
Saber mais Passos Coelho IVA Política Eleições Taxas
Outras Notícias