Eleições Quem é quem no grupo dos 12 economistas do PS?

Quem é quem no grupo dos 12 economistas do PS?

Saiba quem são os economistas que elaboraram o plano económico do PS divulgado terça-feira dia 21 de Abril. Segundo António Costa, as medidas previstas permitirão que a economia cresça em média 2,6% ao ano, mais do que o previsto pela Comissão Europeia.
Negócios 21 de abril de 2015 às 13:30
Mário Centeno – Apresentou o programa macroeconómico do PS na conferência de imprensa desta terça-feira, 21 de Abril. Está no Banco de Portugal assumindo desde 2014 as funções de conselheiro da administração para projectos especiais. É doutorado por Harvard no domínio do mercado de trabalho. É um dos economistas com mais investigação neste domínio da economia do trabalho

 

Vítor Escária – É actualmente professor no ISEG onde se licenciou. Doutorado no domínio do mercado de trabalho pela Universidade de York (Reino Unido), foi o economista que acompanhou as negociações com a troika em 2011 enquanto assessor para a economia do gabinete do ex-primeiro-ministro José Sócrates. Esteve presente neste encontro com jornalistas.

 

Fernando Rocha Andrade – Um dos poucos juristas do grupo, é professor na Faculdade de Direito de CoimbraDe acordo com o Público, juntou-se ao PS aos 14 anos. Companheiro de longa data de António Costa foi adjunto quando Costa foi ministro dos Assuntos Parlamentares e foi sub-secretário de Estado da Administração Interna quando Costa foi ministro. Também esteve presente neste encontro com jornalistas.

 

Francisca Guedes de Oliveira - Doutorada em economia pública é professora na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto. É a menos conhecida do grupo e também esteve no encontro que António Costa promoveu com os jornalistas.

 

João Nuno Mendes – Foi secretário de Estado do Planeamento quando Elisa Ferreira foi ministra no governo de António Guterres, assumindo responsabilidades no domínio do terceiro quadro comunitário de apoio.

 

João Leão – Professor no ISCTE é doutorado em economia pelo MIT, nos Estados Unidos. Foi director-geral do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério de Economia.

 

Manuel Caldeira Cabral – Professor na Universidade do Minho, é doutorado em Economia pela Universidade de Nottingham. É colaborador regular do Negócios e foi assessor do ministro de Estado e das Finanças Fernando Teixeira dos Santos (18º governo constitucional) e do ministro da Economia Manuel Pinho (17º governo constitucional)

 

Paulo Trigo Pereira – Professor catedrático no ISEG é doutorado pela Universidade de Leicester do Reino Unido. Um dos economistas mais mediático do grupo dos 12 sábios do PS, é reconhecido pelas suas análises em finanças públicas. Escreve regularmente no jornal Público.

 

João Galamba – Economista, licenciado pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, é deputado do PS. Blogger e com uma participação muito activa nas redes sociais. Um dos mais activos e contundentes deputados do PS.

 

José Vieira da Silva – Eleito deputado pelo PS desde 2002 foi ministro do Trabalho e da Solidariedade do 17º governo constitucional assumindo depois a pasta da Economia. Protagonizou no primeiro governo uma das principais reformas do sistema de segurança social. É economista de formação e tem uma longa carreira de serviço público. Não esteve presente no encontro com jornalistas de economia.

 

Elisa Ferreira – Eurodeputada pelo PS tem contribuído, no Parlamento Europeu, para o quadro legislativo da União Bancária. Liderou, nomeadamente, as negociações para a criação do mecanismo único de resolução dos bancosFoi ministra do Ambiente no 13º governo constitucional e ministra do Planeamento no 14º governo, ambos liderados por António Guterres.

 

Sérgio Ávila – Economista, licenciado pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, é vice-presidente do governo regional dos Açores assumindo funções no domínio da economia e das finanças.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI