Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sondagem: Caso as legislativas fossem hoje PSD e PS empatavam

Uma sondagem da Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã indica um empate técnico entre PSD e PS e confirma o Bloco de Esquerda como a terceira força política.

12 de Outubro - No final da segunda reunião é notória a divisão entre PS e a Coligação. Passos Coelho e António Costa repartem queixas.  'Não avançámos rigorosamente nada', disse o líder do PSD.
Miguel Baltazar
Celso Filipe cfilipe@negocios.pt 24 de Janeiro de 2016 às 22:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 24
  • ...

Caso as eleições legislativas se realizassem agora, Janeiro de 2016, PSD e PS registariam um empate. Segundo a sondagem da Aximage para o Negócios e Correio da Manhã, sobre a intenção de voto legislativo, os sociais-democratas obteriam 35,7% dos votos e os socialistas 35,3%.

Estes resultados, quando comparados com o barómetro elaborado pela Aximage de Janeiro de 2015, revelam um crescimento acentuado do PSD, de 30,9% para 35,7% e uma descida ligeira do PS de 36,9% para 35,3%.

Nas legislativas de Outubro de 2015, o PSD (junto com o CDS) obteve 36,86% dos votos, enquanto o PS se ficou pelos 32,31%, o que permite concluir que ambos os partidos estão a subir.


A sondagem de Janeiro de 2016 confirma o Bloco de Esquerda (BE) como a terceira força política, com uma intenção de voto de 10%. Trata-se de uma subida significativa, considerando que em Janeiro de 2015 os bloquistas não iam além dos 3,5%, ficando atrás da CDU (PCP e Os Verdes) e mesmo do Partido Democrático Republicano (PDR), o partido de Marinho e Pinto, que agora, um ano depois, não regista qualquer intenção de voto.


Quem também desaparece deste espectro eleitoral é o Livre, que em Janeiro de 2015 registava uma intenção de voto de 3%.

Quanto à CDU, atinge os 6,8% , menos 1% do que em Janeiro de 2015. Já o CDS , depois do fim da coligação com o PSD, regista uma intenção de voto de 3,3%, menos 1,4% do que  primeiro mês do ano passado. 


(Notícia corrigida, com novo gráfico para rectificar que a sondagem recolhe as intenções de voto em Janeiro de 2016)











Ver comentários
Saber mais Sondagem Legislativas Eleições BE PSD PS CDU CDS Aximage
Mais lidas
Outras Notícias