Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vídeo:"Não tenho dúvida que vai haver mais austeridade"

Questionado sobre o imposto extraordinário anunciado pelo Governo na semana passada, o economista sublinhou que "isso é apenas o começo de uma longa e dolorosa estrada que vamos ter de percorrer".

Vídeo:"Não tenho dúvida que vai haver mais austeridade"
Rita Faria afaria@negocios.pt 04 de Julho de 2011 às 16:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...
“Isso é apenas o começo de uma longa e dolorosa estrada que vamos ter de percorrer. Quem recebe juros e dividendos não vai pagar nada o que é um desequilíbrio na distribuição de sacrifícios e não tenho dúvida que vai haver mais austeridade”, afirmou Silva Lopes à margem da conferência “E depois da troika”.

“Portugal pode precisar de mais ajuda do que a que está prometida porque é muito duvidoso que os mercados venham a fornecer condições aceitáveis e os recursos que a gente precisa”, continuou o economista, acrescentando que “há ainda o risco de algumas perspectivas em que se basearam os cálculos da União Europeia se mostrarem optimistas como o aumento das exportações”.

Questionado sobre qual poderia ser uma solução vinda da Europa, Silva Lopes explicou que
“a emissão de eurobonds é uma das formas importantes da União Europeia ajudar os periféricos e manter o equilíbrio. Teriam certamente um “rating” muito bom e iam vender-se com taxas de juro muito baixas. Mas não se vê do lado da Europa vontade suficiente para fazer isso.”

Para além da emissão de eurobonds, Silva Lopes defende também um aumento do orçamento comunitário que, na sua opinião poderia ser feita através de um imposto sobre as transacções bancárias.

Ver comentários
Saber mais Silva Lopes Austeridade Política
Outras Notícias