Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Draghi sobre as europeias: "Perspectivas de ter um Parlamento Europeu que não funciona não se materializaram"

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) comentou os resultados das eleições europeias de 25 de Maio, dizendo que os governos europeus têm de garantir crescimento e emprego às suas populações.

Nuno Aguiar naguiar@negocios.pt 27 de Maio de 2014 às 15:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

Mario Draghi integrava a sessão de encerramento do Fórum BCE, que termina esta terça-feira na Penha Longa, em Sintra. Questionado sobre os resultados das eleições europeias, o banqueiro italiano fez questão de sublinhar, em primeiro lugar, que o Parlamento Europeu não está de mãos atadas. "Por mais surpreendente que os resultados tenham sido, o Parlamento Europeu parece capaz de ter um papel construtivo", afirmou. "As perspectivas de ter um parlamento que não funciona não se materializaram."

 

Draghi avisou, contudo, que os responsáveis políticos devem estar atentos aos desejos da população. "Os governos existem por aquilo que podem providenciar", sublinhou, num debate com Agustin Carstens, governador do Banco Central do México. Antes, o projecto europeu tinha como objectivo oferecer às populações uma garantia de paz, mas "os eleitores mudam" e hoje o mais importante é que a Europa "consiga providenciar empregos e crescimento".

 

A nível nacional, Draghi considera que houve "grandes progressos" em algumas áreas da Europa, mas noutras "a mudança estrutural necessária está atrasada". A nível europeu, é preciso continuar a avançar para uma "união mais perfeita". "Os governos têm de providenciar mais" aos seus cidadãos, destacou.

 

Esta é a primeira edição do Fórum do BCE, em Sintra. Durante três dias, altos responsáveis políticos e financeiros de todo o mundo estiveram na Penha Longa a discutir temas relacionados com política monetária e os novos desafios que a crise colocou a nu.

Ver comentários
Saber mais eleições europeias Parlamento Europeu Europa Mario Draghi Fórum BCE
Mais lidas
Outras Notícias