Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Marinho e Pinto: "Foi a primeira vez que votei no MPT"

Em entrevista ao "Diário de Notícias", a maior surpresa das eleições europeias admite que nunca tinha votado no Movimento do Partido da Terra (MPT) e deixa a porta aberta a uma candidatura às Presidenciais.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 29 de Maio de 2014 às 09:54
  • Partilhar artigo
  • 46
  • ...

"Suponho que esta tenha sido a primeira vez que votou no MPT...", questionou o jornalista do Diário de Notícias. O eurodeputado eleito foi sincero: "Foi [risos]. Foi sim. Não sei de onde lhe vem essa certeza porque o voto é secreto e eu nunca anunciei o meu sentido de voto mas é um palpite muito certo. Acertou em cheio. Nunca votei no Gonçalo Ribeiro Telles mas tenho uma grande admiração por ele."

 

Marinho e Pinto assume-se também como um homem de esquerda, assim como o partido que representa. "Os valores que defendemos – os da pessoa humana – são de esquerda", explica. "A direita privilegia mais a economia, o dinheiro e os interesses que circulam à volta do dinheiro."

 

O antigo bastonário da Ordem dos Advogados é considerado o grande vencedor das eleições europeias de domingo, depois de ter levado um partido com 0,5% dos votos até aos 7,1%, o que lhe permitiu eleger dois deputados para o Parlamento Europeu. 234 mil pessoas votaram nele e no MPT. Depois de um resultado muito acima das expectativas, pode estar a preparar-se para outros voos? Belém é uma possibilidade?

 

"Acabei de entrar na política... Agora toda a gente, na rua, me fala em presidenciais... eu estou na política...", diz ao Diário de Notícias. O que significa que, "na altura própria, se for caso disso, farei as avaliações e ponderações que essa possibilidade exigirá... agora não. Agora ainda não posso dar-lhe essa resposta."

 

O que parece estar fora de questão é avançar como candidato do Partido Socialista. "Não. Peremptoriamente não. Se eu quisesse, já tinha sido porque o PS convidou-me várias vezes. Mas não digo quem... há vinte anos que sou convidado para aderir a candidaturas de partidos políticos. Agora decidi candidatar-me, mas pelo MPT", esclarece.

Ver comentários
Saber mais Marinho e Pinto eleições MPT PS presidenciais europeias
Outras Notícias