Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PS sobe e CDU ultrapassa BE

Com o arranque da campanha eleitoral, o PS recuperou terreno nas intenções de voto para as eleições europeias, e a CDU, encabeçada por Ilda Figueiredo, já ultrapassou o BE, indica a última sondagem.

Negócios negocios@negocios.pt 29 de Maio de 2009 às 15:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Com o arranque da campanha eleitoral, o PS recuperou terreno nas intenções de voto para as eleições europeias, e a CDU, encabeçada por Ilda Figueiredo, já ultrapassou o BE, indica a última sondagem.

Encomendada pela Renascença/Expresso/SIC à Eurosondagem, a nova pesquisa sugere que os socialistas obterão em 7 de Junho 35,5% dos votos, enquanto o PSD se fica pelos 32,5%.

Também a CDU reúne agora mais opiniões favoráveis entre os eleitores. Os comunistas conseguiram recuperar o terceiro lugar, ultrapassando o Bloco de Esquerda que surgia á frente na anterior sondagem, subindo três décimas para 9,2%. O BE obtém 8,8%. O CDS mantém-se estável com 6,5% nas intenções de voto.

A sondagem foi realizada nos dias 25, 26 e 27 de Maio, que coincidiram com os três primeiros dias da campanha eleitoral, em Portugal Continental e regiões autónomas. Teve como universo a população com mais de 18 anos residente em lares com telefone da rede fixa. Os entrevistados foram distribuídos aleatoriamente no que se refere ao sexo e à idade. Obtiveram-se 20% de respostas entre os 18 e os 30 anos, 53% na faixa etária entre os 31 e os 59 anos e 27% com 60 anos ou mais.

A sondagem teve como universo a população com mais de 18 anos residente em lares com telefone da rede fixa. Os entrevistados foram distribuídos aleatoriamente no que se refere ao sexo e à idade.

Foi validado um total de 2525 entrevistas, que correspondem a uma taxa de resposta de 85 por cento. O resultado projectado da intenção de voto resulta de um exercício meramente matemático, em que se considera como abstencionistas os 19,2% o que "não sabe" ou não responde. O erro máximo da amostra é de 1,95 por cento para um grau de probabilidade de 95%, informa do “site” da Rádio Renascença.


Ver comentários
Outras Notícias