Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CDU prevê gastar mais meio milhão euros do que na campanha de 2011

A coligação que une o PCP ao Partido Ecologista Os Verdes orçamentou um total de 1,5 milhões de euros para a campanha eleitoral que se avizinha. É um valor 50% superior ao que foi orçamentado em 2011.

Correio da Manhã
Bruno Simões brunosimoes@negocios.pt 26 de Agosto de 2015 às 21:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A Coligação Democrática Unitária (CDU), que representa o PCP e o PEV, prevê gastar 1,5 milhões de euros na campanha eleitoral que se avizinha. A alicerçar este valor, que é quase três vezes superior ao do Bloco de Esquerda, está a contribuição que os dois partidos vão dar à campanha, no total de 640 mil euros – o PS, a título de exemplo, vai contribuir com 60 mil euros e a coligação PSD/CDS com 325 mil.

 

A CDU teve um resultado de 7,8% nas eleições de 2011 e a média das sondagens até ao momento atribui 9,6% dos votos aos comunistas, o que pode justificar o aumento da despesa (uma vez que, quanto mais votos tiverem, mais dinheiro do Estado os partidos recebem).

 

O financiamento da campanha é feito por três vias: através da subvenção estatal, calculada em função do número de votos amealhado por cada partido; através da contribuição directa do respectivo partido ou através da angariação de fundos. A CDU regista um contributo do PCP e do PEV no montante de 640 mil euros – o Bloco de Esquerda, por exemplo, apoia-se apenas na subvenção e na angariação de fundos para orçamentar 598 mil euros para a campanha eleitoral.

 

De acordo com o orçamento entregue pelos comunistas no Tribunal Constitucional, a rubrica que vai ter mais peso será a dos "custos administrativos e operacionais", com um custo estimado de 550 mil euros, logo seguido da "propaganda, comunicação impressa e digital", que vai custar 400 mil euros.

 

Os comícios, espectáculos e caravanas vão custar 300 mil euros, enquanto os outdoors terão um custo a rondar os 166 mil euros.
Ver comentários
Saber mais Jerónimo de Sousa PCP PEV CDU eleições legislativas
Mais lidas
Outras Notícias