Legislativas Não consegue votar no dia das eleições? Saiba como pode votar antes

Não consegue votar no dia das eleições? Saiba como pode votar antes

Nas próximas eleições legislativas, caso não consiga ir às urnas no dia 6 de outubro, pode votar antes e tem até ao final de setembro para fazê-lo. À semelhança do que aconteceu nas eleições europeias.
Não consegue votar no dia das eleições? Saiba como pode votar antes
António Cotrim/Lusa
Negócios 22 de setembro de 2019 às 11:00

O esquema usado nas eleições europeias, vai repetir-se nas eleições legislativas agendadas para 6 de outubro. Caso não esteja na sua área de recenseamento no dia de votar, pode fazê-lo antes numa capital de distrito ou numa das ilhas das Regiões Autónomas à escolha.

As regras das eleições europeias mantêm-se. Mas, depois das grandes filas de espera em Lisboa e no Porto, nas eleições de maio, o Ministério da Administração Interna (MAI) disse que iria reforçar as mesas de voto em ambas as cidades.

Nessa altura, o MAI disse que 19.562 portugueses pediram para votar antecipadamente o que, a comparar com as autárquicas de 2017, representa um aumento de 488%.

 

Quem pode votar antecipadamente?

No caso de estar longe do seu ponto de recenseamento, qualquer eleitor registado em território nacional pode votar antecipadamente em mobilidade. O voto antecipado pode ser feito em qualquer capital de distrito no continente ou em cada uma das ilhas das Regiões Autónomas escolhido pelo eleitor.

Doentes internados e presos também o poderão fazer, nos respetivos centros hospitalares ou estabelecimento prisional onde se encontrarem. Mas tinham que ter feito o requerimento até ao dia 16 de setembro.

Como pode votar antecipadamente?

Para exercer o voto em mobilidade é necessário um requerimento através da internet, na plataforma da Secretaria Geral do MAI ou via postal. Precisa de escolher o distrito ou ilha onde que quer votar e inserir alguns dados pessoais para o fazer. No dia definido (ver pergunta seguinte) para o voto deve dirigir-se à mesa de voto onde escolheu votar e levar consigo um documento de identificação que indique a freguesia onde está recenseado.

Quais os prazos para se inscrever? E quando será o dia da votação em mobilidade?

As inscrições para o voto em mobilidade terão de ser feitas entre os dias 22 e 26 de setembro e o voto antecipado será feito no dia 29 de setembro, no domingo anterior à eleição.

Como funciona o voto em mobilidade?

No dia da eleição terá que se identificar com um cartão de identificação e indicar a freguesia em que está recenseado. Depois ser-lhe-á entregue um boletim de voto e um envelope branco.

Depois de escolher o partido em que votar, deve dobrar o boletim em quatro, metê-lo dentro do envelope. Esse envelope branco será enfiado dentro de um outro azul onde estarão escritos o seu nome, número de identificação e posto de recenseamento.

Pessoas internadas em lares podem votar antecipadamente?

Não. Segundo a Comissão Nacional de Eleitores, "o internamento num lar não determina por si só a incapacidade de deslocação à assembleia de voto". No entanto, terão direito a um transporte especial no dia 6 de outubro para se dirigirem às mesas de voto. O mesmo acontece para doentes acamados em sua casa.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI