Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Novos secretários de Estado devem tomar posse esta sexta-feira

Passos Coelho já terá entregue a Cavaco Silva a lista com os nomes dos secretários de Estado do novo Governo. A tendência será semelhante ao que já ocorrera com os ministros: a maioria dos governantes deverá manter-se em funções.

Miguel Baltazar/Negócios
Bruno Simões brunosimoes@negocios.pt 29 de Outubro de 2015 às 17:33
  • Partilhar artigo
  • 8
  • ...

A tomada de posse da nova equipa de secretários de Estado deve ter lugar esta sexta-feira, dia 30 de Outubro. A cerimónia deve realizar-se logo depois da entrada em funções dos novos ministros, agendada para as 12h00 no palácio da Ajuda. Segundo apurou o Negócios, a lista está finalizada e já terá sido remetida a Belém, para ser avalizada pelo Presidente da República. Cavaco Silva estava fora do país mas regressou esta quinta-feira.

 

Dentro do PSD espera-se que o Presidente da República publique a lista ainda esta quinta-feira, e anuncie a tomada de posse já para amanhã, sexta-feira, dia 30.

 

Os novos governantes deverão, na sua maioria, transitar do anterior Executivo, tendo em conta que se trata de um Governo que pode durar apenas duas semanas. As novas caras estarão sobretudo ligadas aos aparelhos do PSD e CDS, segundo foi possível apurar junto de fonte partidária.

 

O Expresso antecipa alguns nomes que confirmam esta informação: o líder da distrital do PSD de Lisboa, Miguel Pinto Luz, deverá ser o novo secretário de Estado dos Transportes (substituindo Sérgio Monteiro, que passa para o Fundo de Resolução), enquanto Pedro do Ó Ramos, que dirigiu a campanha de Passos Coelho na última eleição do PSD, deverá assegurar a secretaria de Estado da Agricultura e Mar. Virgílio Macedo, líder da distrital do Porto, também deve ingressar no Executivo como secretário de Estado da Modernização Administrativa.

 

Há quatro anos, em 2011, a tomada de posse dos secretários de Estado ocorreu apenas uma semana depois da entrada em funções do primeiro Governo liderado por Passos Coelho. Na ocasião foram empossados no cargo 36 secretários de Estado, dos quais só uma ínfima parte cumpriu a totalidade da legislatura.

 

Porém, em 2011 foram empossados 11 ministros – ao passo que amanhã tomam posse 16 novos ministros (sem contar com Passos Coelho), dos quais sete mantêm o cargo que exerciam na anterior legislatura e três são promovidos de secretário de Estado a ministro.

Ver comentários
Saber mais Governo Passos Coelho Cavaco Silva secretários de Estado
Outras Notícias