Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Verdes: “O PS tem condições para formar Governo” e para “tomar posse”

O partido ecologista Os Verdes diz estar disponível para viabilizar um Governo liderado pelo PS. Também avisou Cavaco Silva de que será uma “perda de tempo” indigitar Passos Coelho.

Miguel Baltazar/Negócios
Bruno Simões brunosimoes@negocios.pt 21 de Outubro de 2015 às 12:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • 21
  • ...

O PS também pode contar com o apoio dos dois deputados do partido ecologista que concorreu às eleições coligado com o PCP. À saída da reunião com Cavaco Silva, a dirigente Manuela Cunha disse que "o PS tem condições para formar Governo, para tomar posse e funções e promover políticas que promovam uma governação sustentável". É o terceiro partido à esquerda a garantir apoio a um Governo socialista, a exemplo do que fez, também esta manhã, o PCP, e, terça-feira, o Bloco de Esquerda.

 

Para a dirigente do partido ecologista, "tivemos eleições legislativas e não governativas como alguns gostariam" e "existe hoje outra maioria parlamentar". "Os portugueses expressaram claramente nas urnas o seu não à continuação de um Governo PSD/CDS e às políticas que eles promoveram, apoiados pela sua maioria parlamentar", acrescentou.

 

Por isso, Os Verdes transmitiram a Cavaco Silva que "qualquer indigitação de Passos Coelho seria uma perda de tempo, e mais: iria arrastar os problemas do país e dos portugueses inutilmente". A exemplo do que já prometeram Bloco e PCP, os ecologistas "deram a conhecer ao senhor Presidente que aprovaríamos todas as moções de rejeição a um Governo e programa de governo do PSD ou CDS".

 

Os Verdes também têm estado a negociar com o PS, mas Manuela Cunha recusou-se a divulgar pormenores das negociações, ou se o acordo seria válido para toda a legislatura.

 

Verdes permitem governação mas aguardam Orçamento

 

"Os Verdes colocaram em cima da mesa um conjunto de propostas, e estamos à espera do eco do PS", descreveu. "Estamos disponíveis para permitir a governação do PS e a resolução dos problemas no quadro da mudança que os próprios portugueses pediram nas urnas", afiançou ainda.

 

Quanto ao Orçamento do próximo ano, "foi assumido ao senhor Presidente que estamos disponíveis para avaliar e enfrentar um Orçamento do Estado com toda a responsabilidade". Porém, a aprovação ainda não é certa. "É muito difícil responder-lhe antes de termos o orçamento na mão", rematou.

Ver comentários
Saber mais Os Verdes Heloísa Apolónia Manuela Cunha Belém Cavaco Silva Presidência da República eleições legislativas
Mais lidas
Outras Notícias