Presidenciais Debates televisivos arrancam no primeiro dia de Janeiro. Conheça as datas dos frente-a-frente

Debates televisivos arrancam no primeiro dia de Janeiro. Conheça as datas dos frente-a-frente

O ano arranca com três debates televisivos, inaugurando o ciclo de frente-a-frente que se prolonga até ao próximo sábado, dia 9 de Janeiro.
Debates televisivos arrancam no primeiro dia de Janeiro. Conheça as datas dos frente-a-frente
Miguel Baltazar/Negócios
Liliana Borges 01 de janeiro de 2016 às 14:00

Esta sexta-feira, 1 de Janeiro, são inaugurados os primeiros debates televisivos entre os candidatos às eleições presidenciais no próximo dia 24 de Janeiro. O ciclo de frente-a-frente tem início no mesmo dia em que Cavaco Silva falará aos portugueses na sua última mensagem de Ano Novo enquanto Presidente da República. 

O ciclo abre com Sampaio da Nóvoa e Marisa Matias na RTP1, Henrique Neto e Edgar Silva na TVI24 e Maria de Belém e Paulo Morais na SIC Notícias.

Marcelo Rebelo de Sousa chega no domingo, dia 3, mas desta vez não como comentador político e num canal onde nunca desempenhou essa função. É na SIC Notícias que defrontará Henrique Neto ao mesmo tempo que Maria de Belém e Marisa Matias estão frente-a-frente na TVI24. Já Edgar Silva senta-se com Paulo Morais na RTP1.

Até à próxima quarta feira, dia 6, haverá três debates por dia, um em cada canal: RTP, SIC e TVI e terão uma duração de cerca de 30 minutos. No entanto, apenas a estação pública, RTP, irá transmitir os debates em sinal aberto. Os restantes debates só poderão ser seguidos na SIC Notícias e na TVI24.

O cenário muda a partir de dia 7, com Marcelo Rebelo de Sousa e Sampaio da Nóvoa frente-a-frente na SIC, às 20:45. Já no dia 8 o debate acontece 15 minutos mais tarde, às 21 horas, e na RTP, e senta à mesa Marcelo Rebelo de Sousa e Maria de Belém. A antiga ministra da Saúde, Maria de Belém, e o antigo reitor da Universidade de Lisboa, Sampaio da Nóvoa, debatem, no dia seguinte, às 20:45, na TVI. Estes últimos debates terão uma duração de 45 minutos.

Para já só há um frente-a-frente previsto, segundo o DN, que inclui Cândido Ferreira, Jorge Sequeira e Vitorino Silva e que estarão os três em confronto com Marcelo Rebelo de Sousa. Segundo o DN, este debate será a 1 de Janeiro, na TVI24. As restantes televisões, acrescentava o DN, já endereçaram convites a estes três candidatos para estarem em debate. 

Para dia 19 está previsto o último debate, que reunirá os dez candidatos presidenciais
aprovados pelo Tribunal Constitucional, depois de num primeiro momento só estar previsto o debate a sete. No entanto, o DN de quinta-feira dizia que o debate, na RTP, a 19 seria com os dez candidatos, incluindo Cândido Ferreira, Jorge Sequeira e Vitorino Silva (Tino de Rans). A Antena 1 também fará, dia 4, um debate a dez, e que será transmitido na na Antena 1 em "streaming" no site da Antena 1 e no portal da RTP.

 

O artigo 7.º da lei da cobertura eleitoral estabelece que "no período eleitoral os debates entre candidaturas promovidos pelos órgãos de comunicação social obedecem ao princípio da liberdade editorial e de autonomia de programação, devendo ter em conta a representatividade política e social das candidaturas concorrentes".

 

Veja aqui a programação completa dos debates:

1 de Janeiro 2016

Sampaio da Nóvoa VS Marisa Matias (RTP1)

Maria de Belém VS Paulo Morais (SIC Notícias)

Henrique Neto VS Edgar Silva (TVI24)
Marcelo Rebelo de Sousa VS Tino de Rans, Cândido Ferreira e Jorge Sequeira (TVI24)

 

2 de Janeiro 2016

Sampaio da Nóvoa VS Henrique Neto (RTP1)

Marisa Matias VS Paulo Morais (TVI24)

Maria de Belém VS Edgar Silva (SIC Notícias)

 

3 de Janeiro 2016

Edgar Silva VS Paulo Morais (RTP1)

Marcelo Rebelo de Sousa VS Henrique Neto (SIC Notícias)

Maria de Belém VS Marisa Matias (TVI24)

 

4 de Janeiro 2016

Maria de Belém VS Henrique Neto (RTP1)

Sampaio da Nóvoa VS Edgar Silva (TVI24)

Marcelo Rebelo de Sousa VS Marisa Matias (SIC Notícias)

 

5 de Janeiro 2016

Marcelo Rebelo de Sousa VS Edgar Silva (RTP1)

Henrique Neto VS Marisa Matias (SIC Notícias)

Sampaio da Nóvoa VS Paulo Morais (TVI24)

 

6 de Janeiro 2016

Marisa Matias VS Edgar Silva (RTP1)

Marcelo Rebelo de Sousa VS Morais (TVI24)

Henrique Neto VS Paulo Morais (SIC Notícias)

 

7 de Janeiro 2016

Marcelo Rebelo de Sousa VS Sampaio da Nóvoa (SIC)

 

8 de Janeiro 2016

Marcelo Rebelo de Sousa VS Maria de Belém (RTP1)

 

9 de Janeiro 2016

Sampaio da Nóvoa VS Maria de Belém (TVI)

 

19 de Janeiro

Debate geral com os sete candidatos (RTP1)




pub