Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Cavaco Silva ganha em todos os distritos e consegue maioria em 14

"Ganhei em todos os distritos de Portugal, incluindo nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira", afirmou Cavaco Silva no discurso de vitória. Mas não venceu apenas. Conseguiu a maioria dos votos em 13 distritos e nos Açores.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 23 de Janeiro de 2011 às 01:53
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
Cavaco Silva conseguiu ser reeleito à primeira volta, com 52,94% dos votos. Uma maioria que foi conseguida em 13 distritos e na Região Autónoma dos Açores.

Apenas Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Região Autónoma da Madeira não deram a maioria ao Presidente da República.

Em todos os restantes distritos Cavaco derrotou os outros candidatos com mais de 50% dos votos.

Manuel Alegre em segundo lugar na maioria dos distritos

Após a contagem dos votos, Manuel Alegre conseguiu que 831.959 eleitores votassem na sua candidatura, o que corresponde a 19,74% do total.

Esta foi a percentagem conseguida pelo segundo lugar nas eleições presidenciais de 2011. E que foi semelhante à conseguida na maioria dos distritos.

Manuel Alegre só não conseguiu o segundo lugar em duas zonas. Em Beja, com Francisco Lopes, o candidato apoiado pelo PCP, a arrecadar 26,44% dos votos. E na Região Autónoma da Madeira, onde José Coelho conseguiu 39,01% dos votos.

Abstenção foi a que atraiu mais eleitores

Foram mais os eleitores que decidiram ficar em casa, do que os que foram votar. A abstenção representou 53,37% dos eleitores.

Nunca, na história da democracia se assistiu a uma abstenção tão elevada. Foram mais de cinco milhões os eleitores que preferiram ficar em casa do que ir votar.

E não foi apenas a abstenção que atingiu um recorde. Os votos em branco representaram mais de 4% do total dos boletins que foram colocados nas urnas de voto, uma percentagem também nunca vista.

Ver comentários
Saber mais presidenciais eleições Cavaco Silva
Mais lidas
Outras Notícias