Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo rejeita que bloqueio nos serviços contribua para abstenção

O director-geral da Administração Interna rejeitou hoje que o bloqueio do portal do cidadão e do serviço de SMS 3838 contribua para a abstenção e garantiu que as urnas encerrarão à hora prevista.

Lusa 23 de Janeiro de 2011 às 18:48
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
"Os dados não demonstram isso. Este problema só se verificou a partir da uma da tarde, e ao meio-dia nós já tínhamos uma afluência menor do que a que tínhamos tido em 2006, e não havia nenhum problema", disse hoje Paulo Machado na Direcção-Geral da Administração Interna (DGAI) em declarações aos jornalistas.

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) disse hoje que a confusão instalada em mesas de voto por todo o país e o bloqueio do portal do cidadão e do serviço SMS 3838 vai "aumentar com certeza a abstenção" nas presidenciais.

Eleitores por todo o país aguardavam hoje à tarde em longas filas, com cartão de cidadão na mão, para obter novo número de recenseamento, problema agravado pelas falhas nos serviços electrónicos disponibilizados pelo Governo para facilitar o processo.

Paulo Machado garantiu que a questão dos bloqueios do portal e do serviço de sms "está completamente resolvida".

"O nível de resposta que a esta hora estamos a ter através da nossa base de dados está perfeitamente satisfatório. Não estou com isto a dizer que não houve problemas. Assumo essa responsabilidade perante todos", afirmou.

O director-geral da Administração Interna explicou que "grande parte dos eleitores estiveram entra as 13h00 e as 15h00 a tentar saber onde é que votavam", o que originou os bloqueios.

"Aconteceu neste ato eleitoral aquilo que nos habituámos a ver quando se realizam as festas, nos dias 24 e 31 de Dezembro passa-se exactamente a mesma coisa. Nós tínhamos estimado um afluxo muito grande, mas de facto foi ainda maior do que aquele que estimámos", disse.

Ver comentários
Saber mais Presidenciais eleições
Mais lidas
Outras Notícias