Presidenciais Minuto-a-minuto: Nóvoa começou a noite à espera da segunda volta, acabou com Marcelo seu Presidente

Minuto-a-minuto: Nóvoa começou a noite à espera da segunda volta, acabou com Marcelo seu Presidente

Sampaio da Nóvoa terminou a campanha e a corrida na segunda posição, mas sem direito a segunda volta. Reconheceu, na noite eleitoral, que acreditava nessa nova votação. Não conseguiu, mas demorou a ir-se embora da sede que escolheu para passar a noite eleitoral.
Bruno Simão Bruno Simão Bruno Simão Bruno Simão Bruno Simão Bruno Simão Bruno Simão Bruno Simão Bruno Simão Bruno Simão Bruno Simão Bruno Simão

O Negócios termina aqui o acompanhamento ao minuto dos acontecimentos na sede de António Sampaio da Nóvoa. 

23:16
 – Sampaio da Nóvoa já não se encontra na sua sede nacional. Restam alguns jornalistas e responsáveis de campanha.


23:06 -
A sala está praticamente vazia. Sampaio da Nóvoa mantém-se na sede de campanha em Lisboa.

22:53 -
Nóvoa celebra com a sua comitiva.

22:15 -
Sampaio da Nóvoa distribui cumprimentos entre os apoiantes. 

22:08 -
À saída, Sampaio da Nóvoa é retido pelas câmaras de televisão. A multidão aplaude, timidamente.

22:05
- Os apoiantes começam a abandonar a sala. Cria-se uma grande multidão. Sampaio da Nóvoa está no meio.


22:04 -
Mãe de António Costa, Maria António Paula, declarou, visivelmente emocionada, à RTP 3 que gostaria que o primeiro-ministro tivesse acompanhado Sampaio da Nóvoa. 

21:58 -
O candidato abandona a sala.

21:46 - 
Sampaio da Nóvoa, muito aplaudido, agradece a mobilização e reconhece a vitória de Marcelo. "A partir de agora, Marcelo Rebelo de Sousa é o meu Presidente. Quero contribuir para união, sem hesitações, sem reticências, com uma profunda convicção democrática". E acrescentou: "Tenho pena que não tenhamos passado à segunda volta. Creio que a segunda volta teria sido muito esclarecedora".



cotacao A partir de agora, Marcelo Rebelo de Sousa é meu presidente ANTÓNIO SAMPAIO DA NÓVOA Candidato Presidencial


21:45 -
"Boa noite, obrigado a todos e a todos". A sala grita "Nóvoa, Nóvoa, Nóvoa". Sampaio consegue começar o discurso: "Pela primeira vez da nossa história" um "independente" esteve perto de disputar a segunda volta. E teve mais de um milhão de votos. 


21:44 - Sampaio da Nóvoa falará dentro de dois minutos. A sala aguarda o discurso de Sampaio da Nóvoa. Nas conversas, destaca-se a importância do movimento cívico criado pela candidatura de Sampaio da Nóvoa. O candidato chega à sala. 


21:36
 – A sede de campanha de Sampaio da Nóvoa já esteve mais cheia. Ainda assim, há resistentes junto aos televisores, onde são apresentados os resultados oficiais. Os mesmos mostram que será improvável uma segunda volta, contagiando o ambiente na sala. "O pequeno passo [que foi a candidatura de Sampaio da Nóvoa] não foi suficientemente grande". "Portugal perdeu uma oportunidade que não vai repetir-se nas próximas décadas", ouve-se entre a multidão. Mas há quem ainda acredite: "Ainda há esperança, senão já me tinha ido embora".


21:27
- A deputada socialista Inês Medeiros, apoiante de Sampaio da Nóvoa, "ainda acredita na segunda volta, com um debate mais político e menos folclore". "Vamos aguardar os resultados finais". Instada a comentar as declarações de Ana Gomes, respondeu: "Não vou comentar as questões internas do PS e não foi o PS que andou seguramente a desqualificar a eleição presidencial".


21:25
- Ana Gomes faz um aviso sério ao seu partido: "Acho que o PS tem de reflectir porque manifestamente não tem andado bem". A eurodeputada socialista critica ainda "uma certa desqualificação da eleição presidencial dos candidatos de esquerda".


21:19 - 
Ao Negócios, Gabriela Canavilhas realça o "movimento extraordinário vindo do nada" que representa a candidatura de Sampaio da Nóvoa, apesar dos resultados. A ex-ministra da Cultura e apoiante acrescenta que "os portugueses viram nesta candidatura um sinal de esperança". "Não há portas fechadas", rematou. Questionada se Portugal terá um Sampaio da Nóvoa mais activo politicamente a partir de agora, é categórica: "Espero bem que sim". 

cotacao Os portugueses viram nesta candidatura um sinal de esperança. GABRIELA CANAVILHAS Ex-ministra do PS


Aos restantes jornalistas, a ex-ministra, quando questionada sobre o que tinha corrido mal ao candidato apoiado por tanta gente de peso do PS, disse que "o maior erro foi de Cavaco Silva porque devia ter marcado as legislativas mais cedo para que as presidenciais pudessem ter o seu tempo próprio. Não houve tempo nem capacidade dos grandes partidos para preparar candidaturas", respondeu.

 

21:03 – Sampaio da Nóvoa continua recolhido numa sala privada, nos traseiras do palco, juntamente com os seus apoiantes mais mediáticos. Entre eles Pilar del Rio, que foi mulher de José Saramago, ou Rui Tavares, líder do Livre. Os nomes mais marcantes entre os apoiantes não estão na sede nacional: Ramalho Eanes, Jorge Sampaio, Mário Soares ou Carlos César.


20:59 – A sede de Sampaio da Nóvoa tem um pequeno bar, junto à entrada. O ritmo de saída das imperiais é agora mais lento do que no início da noite. Os jovens marcam presença em força na Rua D. Luís, comprovando o compromisso do candidato para com esta geração.


20:45 – Os apoiantes continuam mobilizados frente aos televisores, acompanhando os resultados oficiais por distrito. "Beja é 31, 31". Marcelo Rebelo de Sousa e Sampaio da Nóvoa estão, nesta altura, empatados aqui. Mas o grande destaque vai para outra vencedora: a abstenção. "É brutal", ouve-se.


20:45
- Vasco Lourenço, apoiante de Sampaio da Nóvoa, ainda acredita numa nova chamada às urnas e confia que "os portugueses saberão votar melhor numa segunda volta". Sobre Marcelo Rebelo de Sousa, acusa-o de ser um "troca-tintas" e de dizer "mentiras e ter falta de dignidade".

20:34 – Em Valença, terra onde nasceu Sampaio da Nóvoa, foi Marcelo Rebelo de Sousa a assegurar a liderança (58,86%). O candidato independente não passa os 28%. O assunto é comentado na sede nacional.


20:12
– A esperança de uma segunda volta mantém-se na sede de Sampaio da Nóvoa. António Correia de Campos foi o primeiro a reagir às projecções. "Existe ainda uma grande incerteza sobre o resultado final", posicionou. O porta-voz alertou que ainda "é preciso esperar mais algum tempo" até que haja certezas. O discurso foi finalizado recordando a "tendência crescente de subida da candidatura" ao longo das últimas semanas. Aplausos constantes na sala, agora com as cadeiras do auditório praticamente preenchidas.

António Correia de Campos foi o primeiro a reagir às projecções.
António Correia de Campos foi o primeiro a reagir às projecções.
Bruno Simão

20:00 – Contagem decrescente. Os apoiantes suspiram, com lamento, o resultado que atribui o segundo lugar a Sampaio da Nóvoa. Ouvem-se aplausos pelos resultados que não dão como garantida a posição de maioria absoluta de Marcelo Rebelo de Sousa. O barulho das conversas torna-se mais alto.


19:58
– Os apoiantes presentes na sede de Sampaio da Nóvoa juntam-se em frente dos televisores para assistir às projecções.


19:30 -
A meia hora de se conhecerem as projecções dadas pelas sondagens à boca das urnas, as cadeiras do auditório estão ainda todas vazias. Contudo, a sede está cheia de apoiantes, que conversam entre si. 

19:08
 - Pedro Delgado Alves, director de campanha de Sampaio da Nóvoa, é o primeiro a discursar, destacando um aumento da participação nestas eleições presidenciais. A candidatura vai aguardar pelos resultados oficiais mas espera uma "festa da democracia" esta noite.


Pedro Delgado Alves destacou o aumento da participação nestas eleições presidenciais.
Pedro Delgado Alves destacou o aumento da participação nestas eleições presidenciais.
Bruno Simão
18:47 - Sampaio da Nóvoa prefere não traçar cenários quando questionado sobre uma eventual segunda volta. O candidato opta por louvar a "generosidade e alegria" dos apoiantes. "É assim que vai ser até ao último minuto, ao último segundo", garantiu.

18:46
- Sampaio da Nóvoa chega à sede de campanha. O candidato diz-se "tranquilo" com o resultado deste sufrágio. à porta, apoiantes gritam: "Nóvoa a Presidente!"

18:45 - Edmundo Pedro, histórico do PS e ex-deputado, é aplaudido à chegada à sede de campanha.

18:41 - Sampaio da Nóvoa escolheu a sua sede de campanha para passar a noite eleitoral. A Rua D. Luís I está fechada ao trânsito. A comitiva de jornalistas aguarda a chegada do candidato presidencial.

Sampaio da Nóvoa votou poucos minutos depois das 11:00 em Oeiras, apelando à participação dos portugueses.

A carregar o vídeo ...



pub

Marketing Automation certified by E-GOI