Presidenciais Projecções apontam para vitória de Marcelo à primeira volta

Projecções apontam para vitória de Marcelo à primeira volta

As projecções à boca das urnas confirmaram a esperada vitória de Marcelo Rebelo de Sousa nas Presidenciais deste domingo. As projecções da SIC e da TVI apontam para vitória à primeira volta e só a da RTP admite a possibilidade de uma segunda volta.
Projecções apontam para vitória de Marcelo à primeira volta

As primeiras projecções à boca das urnas divulgadas logo às 20:00 pelas três televisões confirmaram a vitória anunciada do candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Mas não garantem os 50% mais um dos votos necessários para a eleição logo à primeira volta, pelo que está ainda em aberto a possibilidade de Marcelo ter de disputar com Sampaio da Nóvoa a eleição presidencial numa segunda volta a realizar a 14 de Fevereiro.

 

Os intervalos das projecções da SIC e da TVI apontam para um resultado acima de 50% a Marcelo.

Na projecção da Eurosondagem para a SIC, Marcelo Rebelo de Sousa também garante a eleição à primeira volta. O professor recolhe entre 50,1% a 54,9% dos votos, ao passo que Sampaio da Nóvoa regista 21,1% a 24,8% dos boletins. À semelhança do que sucede no estudo divulgado pela RTP, Maria Matias surge na terceira posição, com um resultado entre 8,8% e 11,3%. Confirma-se que Maria de Belém afunda, com um resultado que vai balançar entre os 3,3% e os 4,8%.

 

Edgar Silva surge na quinta posição, muito perto de Maria de Belém, com 3% a 4,1% dos votos. Vitorina Silva vence o "campeonato dos pequenos" e recolhe 2,6% a 3,7% dos votos, ficando à frente de Paulo Morais que regista 1,4% a 2,5%.

 

A projecção para a TVI, realizada pela Intercampus, aponta a probabilidade de uma vitória ainda mais expressiva para Marcelo Rebelo de Sousa, atribuindo-lhe entre 50,9% e 55,7% dos votos, estando também aqui os dois extremos do intervalo em terreno de vitória à primeira volta.

As projecções da TVI colocam também Sampaio da Nóvoa em segundo lugar, com uma votação a oscilar entre 19,3% e 23,3%. Em terceiro vem Maria Matias (entre 8,8% e 12,4%), seguida de Maria de Belém (2,9%-5,9%) e de Edgar Silva (entre 1,9% e 4,9%).

A projecção da RTP atribui entre 49% e 54% a Marcelo Rebelo de Sousa, seguido de Sampaio da Nóvoa que deverá alcançar uma votação situada no intervalo 22%-25%. Já Marisa Matias constitui a maior surpresa com a candidata apoiado pelo Bloco de Esquerda a surgir na terceira posição com 9% a 11% dos votos, à frente de Maria de Belém (3%-5%) que aparentemente foi a maior derrotada da noite.

 

Por fim, Edgar Silva obtém entre 3% e 5%, sendo que o candidato comunista aparece seguido de perto por Paulo Morais com uma votação situada entre 1% e 3%. 

Também uma sondagem da Aximage para a CMTV, avança com uma previsão de resultados que garante a eleição de Marcelo logo à primeira volta. O ponto médio desta sondagem atribui 53,41% ao professor Marcelo, enquanto Sampaio da Nóvoa fica em segundo lugar com 16,12%. Maria Matias é a grande surpresa da noite, com a candidata bloquista a chegar aos 10,10%, superando Maria de Belém que se fica pelos 4,90%. 


Abstenção em torno de 50%

Outro dado relevante antecipado pelas projecções passa pelos elevados níveis de abstenção, em torno dos 50%. Até hoje, as eleições presidenciais de 2011, que resultaram na reeleição de Cavaco Silva para um segundo mandato presidencial, registaram o maior nível de abstenção com 53,48%.

 

Antes, em 2001, aquando da reeleição de Jorge Sampaio, tinha havido uma abstenção de 50,29%, confirmando a tendência de menor participação eleitoral em presidenciais quando o Presidente em funções se recandidata. 

 

A existência de uma segunda volta só aconteceu em 1986, quando Freitas do Amaral não foi além dos 46,31%, acabando depois por ser derrotado na segunda volta por Mário Soares.

 

Exceptuando Freitas do Amaral, o único vencedor em presidenciais que não superou os 50% dos votos, é Cavaco Silva o detentor dos dois resultados mais baixos: 50,54% em 2006 e 52,95% em 2011.


(notícia actualizada às 20:31 com mais informação)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI