Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Rajoy: Depois da vitória de Marcelo “entendimento será chave” em Portugal

O primeiro-ministro espanhol em funções acredita que a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa abre uma "nova etapa" em Portugal. Rajoy mostrou ainda confiança que os dois países vão continuar a estreitar relações.

Juan Medina/Reuters
Rita Faria afaria@negocios.pt 25 de Janeiro de 2016 às 12:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O presidente do Governo espanhol em funções, Mariano Rajoy, felicitou esta segunda-feira, 25 de Janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa pela vitória nas presidenciais e sublinhou que a eleição do candidato conservador abre "uma nova etapa" em Portugal, na qual o "entendimento será chave".

"Felicito Marcelo Rebelo de Sousa pelo resultado eleitoral. Portugal inicia uma nova etapa em que o entendimento será chave", referiu o primeiro-ministro em funções, numa mensagem do Twitter.


Num telegrama enviado ao presidente português eleito, Rajoy transmitiu as suas "mais sinceras felicitações pela sua clara vitória nas eleições para a Presidência da República portuguesa".


"Estou certo de que sob a sua presidência, Portugal e Espanha continuarão a estreitar os inúmeros laços que unem as nossas duas grandes nações, e a trabalhar em conjunto no projecto comum de integração europeia, a Aliança Atlântica e a Comunidade Ibero-americana de nações", frisou Rajoy, na mensagem a Marcelo citada pelo espanhol Expansión.

Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições presidenciais deste domingo, 24 de Janeiro, com 52% dos votos, num acto eleitoral em que o candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS ficou à frente em todos os distritos do país.

Atrás de Marcelo ficou Sampaio da Nóvoa com 22,89% dos votos e, em terceiro lugar, Marisa Matias que obteve 10,13% dos votos. 

No discurso da vitória, o professor garantiu que será "o Presidente de todas as portuguesas e portugueses porque a Constituição o consagra e a minha consciência o dita", e, apelando à união, sustentou que "não há portugueses vencedores ou vencidos. Não há vencidos nestas eleições presidenciais".

Ver comentários
Saber mais Mariano Rajoy Marcelo Rebelo de Sousa Portugal presidência da República Espanha
Mais lidas
Outras Notícias