Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Associações denunciam falta de acesso a medicamentos

Doentes que esperam meses por medicamentos e hospitais com critérios diferentes de dispensa. Estes foram dois dos casos de falta de acesso a medicamentos denunciados esta quinta-feira por associações de doentes de várias patologias.

Medicamentos: Estado burlado em mais de um milhão de euros
Negócios 15 de Fevereiro de 2013 às 00:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

"No Curry Cabral, um doente transplantado [fígado] recebeu de uma caixa de 30 comprimidos apenas 10, sem bula e com a indicação de ir telefonando para o hospital durante a semana para saber quando poderia ir levantar os restantes", denunciou Emília Rodrigues, da SOS Hepatite, relatando outro caso logo de seguida: "um doente que pediu o medicamento a 25 de Outubro e hoje desistiu daquele hospital".

Paulo Pereira, da Associação Todos com a Esclerose Múltipla, especificou que o Hospital de Braga só dá toda a medicação para a esclerose múltipla a doentes anteriores a Agosto de 2011.

Outro factor de desigualdade criticado pelas associações de doentes diz respeito à zona do País onde vivem, uma vez que os critérios de distribuição de medicamentos não são iguais em todos os hospitais, frisando as medidas adoptadas pelos hospitais do Norte, que se juntaram na compra de fármacos mais baratos.

Confrontadas pelos jornalistas com declarações do ministro da Saúde, que diz não ter conhecimento de doentes sem acesso a medicamentos, as associações acusaram Paulo Macedo de estar a "mentir". Mostraram-se também preocupadas a recém-criada Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica.

"A Direcção-Geral da Saúde já publica normas e directivas. Não sabemos bem para que serve esta comissão, estamos expectantes", afirmou Arsisete Saraiva, presidente da Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatoide (ANDAR), dizendo esperar que "não seja mais um organismo a dar força aos hospitais do Norte" na contenção com medicamentos.

Ver comentários
Saber mais medicamentos
Mais lidas
Outras Notícias