Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dívidas da saúde serão pagas até Junho

A tranche de 1.500 milhões autorizada pela Troika permitirá saldar mais de metade das dívidas, garantiu o ministro no Parlamento.

Marlene Carriço marlenecarrico@negocios.pt 04 de Abril de 2012 às 11:00
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, reiterou hoje que as dívidas da saúde começarão a ser pagas em Abril, mas o grosso das despesas será liquidado entre Maio e Junho.

"Queremos que algumas das instituições, nomeadamente aquelas com maiores dificuldades de tesouraria, comecem a receber em Abril. Mas a maior parte do pagamento será feito em Maio e Junho", disse hoje Paulo Macedo, na comissão de saúde no Parlamento.

De lembrar que a Troika autorizou a utilização de 1.500 milhões de euros, provenientes da transferência dos fundos de pensões da banca, para pagar dívidas a fornecedores do sector da saúde.

O maior credor dos hospitais do SNS é a indústria farmacêutica. Só aos laboratórios, os hospitais devem mais de 1.200 milhões de euros. Perante os atrasos nos pagamentos, a Roche já suspendeu a venda a crédito a 23 hospitais.

As instituições da saúde, bem como as outras instituições do Estado, estão, desde Fevereiro, proibidas de acumular mais dívidas em atraso. A lei dos compromissos tem sido bastante criticada, mas é uma das exigências da Troika.

Ver comentários
Saber mais saúde dívidas
Outras Notícias