Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Hospitais com melhor desempenho estão a Norte e no Alentejo

Os melhores hospitais do País, em cuidados de saúde e gestão financeira, concentram-se no Norte do País e no Alentejo, segundo uma avaliação levada a cabo por uma empresa espanhola.

Negócios 10 de Dezembro de 2014 às 09:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Os cinco hospitais públicos com melhor desempenho no País situam-se a Norte e no Alentejo, segundo um estudo realizado pela IASIST e apresentado esta terça-feira pelo Ministro da Saúde, Paulo Macedo.

 

Na categoria de hospitais centrais, a distinção foi para o Centro Hospitalar do Porto, que reúne os hospitais de Santo António, a Maternidade Júlio Dinis e o Hospital Joaquim Urbano.

 

Descendo na escala da dimensão, entre os hospitais grandes, destacou-se o Espírito Santo, em Évora, seguido pelo Centro Hospitalar Entre o Douro e Vouga, no grupo de hospitais de média dimensão.

 

Entre os pequenos, a distinção foi para o Hospital Santa Maria Maior, em Barcelos. A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano ganhou na categoria respectiva.

 

O estudo é referente a 2013 e abrangeu os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) do Continente, incluindo as Parcerias Público Privadas (PPP), tendo a escolha sido realizada pela IASIST, uma empresa multinacional de origem espanhola que se dedica a estudos de "benchmarking" para organizações de saúde e que realizou uma avaliação global e integrada por hospital, não distinguindo serviços ou especialidades.

 

Foram avaliados critérios de qualidade (como o índice de mortalidade ajustado ao risco, o índice de complicações ajustado ao risco e o índice de readmissões ajustado ao risco), bem como critérios de eficiência (índice de demora média, de cirurgia ambulatória, número de doentes-padrão por médico em tempo completo e custos operacionais por doente-padrão).

Ver comentários
Saber mais hospitais saúde
Mais lidas
Outras Notícias