Saúde Hospital de Santa Maria muda direcção clínica

Hospital de Santa Maria muda direcção clínica

Em ruptura com o conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (Santa Maria e Pulido Valente) Maria do Céu Machado demitiu-se da direcção clínica e já tem um substituto. Também Lobo Antunes abandonou a presidência da Comissão de Ética.
Hospital de Santa Maria muda direcção clínica
Bruno Simão/Negócios
Marlene Carriço 18 de setembro de 2014 às 13:15

A pediatra Maria do Céu Machado (na foto com Lobo Antunes) entregou a sua carta de demissão ao ministro da Saúde, Paulo Macedo, na passada quarta-feira e o seu pedido foi aceite. Ao que o Negócios apurou, esta demissão terá sido forçada pelo clima de conflito que se vinha vivendo no conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN). Entretanto está escolhido o nome do próximo director clínico: Miguel Oliveira da Silva, presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

 

A notícia foi avançada pelo Expresso e confirmada à Lusa pela própria Maria do Céu Machado, antiga Alta Comissária para a Saúde. Segundo a mesma não era "sustentável continuar como directora clínica na conjuntura actual deste hospital", sem explicar os motivos concretos que a levaram a demitir-se.

 

Ao que o Negócios apurou, há muito que se vivia um clima pesado no conselho de administração, com "guerra" aberta entre o actual presidente Carlos Neves Martins e Maria do Céu Machado. Isso terá feito com que também o seu marido, o neurocirurgião João Lobo Antunes, tenha batido com a porta e abandonado a presidência da Comissão de Ética para a Saúde do Santa Maria, do Pulido Valente e da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML).

 

O próprio ministro, Paulo Macedo, terá noção das razões pelo que na resposta enviada ao conselho de administração do CHLN, a que o Negócios teve acesso,

se lê que "a decisão [de aceitar o pedido de demissão] prende-se com a necessidade de assegurar o normal funcionamento e a coesão do Conselho de Administração do CHLN".

 

A direcção clínica será assumida por Miguel Oliveira da Silva, presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, mas até lá, e para garantir o normal funcionamento da instituição, Maria do Céu Machado será substituída interinamente por um coordenador da direcção clínica, Lucindo Ormonde.

 

O Negócios tentou falar com Maria do Céu Machado e com o presidente do Conselho de Administração do CHLN, Carlos Neves Martins, mas sem sucesso até ao momento.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI