Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Publicada portaria que cria Plano Nacional de Vacinação

Segundo o diploma, publicado em Diário da República, compete à Direção-Geral da Saúde executar o PNV covid-19 através da emissão de uma norma.

Tang Ming Tung
Lusa 23 de Dezembro de 2020 às 20:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A portaria que cria o Plano Nacional de Vacinação (PNV) contra a covid-19 foi hoje publicada e entra em vigor na quinta-feira.

Segundo o diploma, publicado em Diário da República, compete à Direção-Geral da Saúde executar o PNV covid-19 através da emissão de uma norma.

Em Portugal, onde a campanha de vacinação contra a covid-19 arranca no domingo, à semelhança de outros países da União Europeia, a vacina é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde.

O PNV covid-19 visa reduzir a mortalidade e os internamentos, controlar os surtos, sobretudo nas populações mais vulneráveis, e minimizar o impacto da doença no "sistema de saúde e na sociedade", refere a portaria assinada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

As primeiras vacinas contra a covid-19, produzidas pelo consórcio Pfizer/BioNTech, deverão chegar a Portugal no sábado.

De acordo com a ministra da Saúde, Marta Temido, os profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central serão os primeiros a serem vacinados.

Até abril deverão ser vacinadas 950 mil pessoas, incluídas nos primeiros grupos prioritários (pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas, utentes e trabalhadores de lares e profissionais de saúde e de serviços essenciais, como as forças armadas e de segurança).

A pandemia da covid-19 provocou pelo menos 1.718.209 mortos resultantes de mais de 77,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.343 pessoas dos 383.258 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Ver comentários
Saber mais Direção-Geral da Saúde PNV Lisboa Central saúde
Outras Notícias