Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Serviços fecham em Odivelas após recusa de enfermeiros subcontratados a 4,23 euros por hora

Vários serviços de uma extensão do centro de saúde de Odivelas estão hoje encerrados, após todos os enfermeiros subcontratados por uma empresa a 4,23 euros à hora se terem recusado a trabalhar nestas condições, segundo um dos profissionais.

Lusa 16 de Julho de 2012 às 12:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • 12
  • ...
Flávio Teixeira, um dos quatro enfermeiros subcontratados por uma empresa de prestação de serviços de saúde e que deveriam ter hoje começado a trabalhar, disse à Lusa que estes profissionais faltaram por considerar o contrato "ofensivo" para a classe.

Este enfermeiro desempenha funções na extensão Odivelas A do Centro de Saúde há ano e meio, a 7,20 euros à hora, tendo o seu último contrato terminado.

Apesar de terem conhecimento de que um novo contrato apontava para um valor inferior (4,23), só na sexta-feira é que os enfermeiros consultaram o documento, tendo em seguida informado o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) do mesmo.

Os quatro enfermeiros nestas condições decidiram não iniciar funções, tendo faltado hoje ao serviço.

Como consequência, esta extensão apenas conta com duas enfermeiras que estão nos quadros, tendo a ausência dos quatro profissionais subcontratados levado ao fecho dos serviços de saúde infantil, saúde materna e vacinação.

Flávio Teixeira desconhece se existem mais casos destes na Grande Lisboa, adiantando contudo que estas condições de trabalho estão a indignar os profissionais de enfermagem.

A Lusa tentou contactar a extensão Odivelas A deste centro de saúde, não o tendo conseguido até ao momento.

Os moldes da subcontratação de enfermeiros para trabalhar em unidades de saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo têm motivado fortes críticas e é o pretexto para uma paralisação destes profissionais na sexta-feira, segundo anunciou o SEP.

Ver comentários
Saber mais Centro de Saúde Odivelas enfermeiros subcontratados
Mais lidas
Outras Notícias