Notícia
Mota Soares: Programa de Emergência Social está a ser executado mesmo sem dinheiro
O ministro reconheceu que a verba de IVA consignada à Segurança Social não foi transferida por "dificuldades técnicas" mas afirmou que as poupanças no ministério garantiram verbas para executar o Programa.
- 1
- ...

"A execução do PES está a acontecer", sublinhou. "Só nas pensões mínimas vamos executar até final do ano 80 milhões de euros. Só de aumento da comparticipação que damos neste momento às IPSS estão 12 milhões. Na verba das cantinas sociais estão 50 milhões. No pagamento às famílias em crise estão 15 milhões”, descreveu o ministro.
Dirigindo-se à mesma deputada, Mota Soares insistiu: “no seu tempo, a verba prevista para estudos era de 63 milhões de euros. Sabe quanto este Governo inscreveu? Menos 82%”, ou 11 milhões de euros, congratulou-se.
Mota Soares está confiante: “sabemos que até final do ano vamos receber do Orçamento do Estado essa verba”. Talvez para evitar o mesmo problema em 2013, a transferência vai processar-se de forma distinta. “Deixa de ser, em 2013, uma consignação do IVA: a verba consignada ao PES sobe de 200 para 251 milhões para conseguirmos garantir o apoio a quem precisa".
Notícia corrigida às 16h40: clarifica-se que foi transferida, ao invés de executada, 1% da verba.