Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ministra da Agricultura quer que Bruxelas pague ajudas mais cedo

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, espera que a Comissão Europeia reconsidere e faça os pagamentos no verão.

A carregar o vídeo ...
  • Assine já 1€/1 mês
  • 8
  • ...

O Governo pode vir a substituir-se à Comissão Europeia e antecipar o pagamento de algumas ajudas aos agricultores já no verão. A possibilidade foi avançada pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, na Conversa Capital, espaço de entrevista conjunto do Negócios e Antena 1.

 

Nesta entrevista, a titular da pasta da Agricultura revelou que o Governo continua a defender junto da Comissão Europeia que seja a própria Comissão a antecipar esses pagamentos para julho mas, se isso não acontecer, admite que Portugal possa fazê-lo assumindo parte desse encargo, nomeadamente para a pequena agricultura, pequenos ruminantes e setor das flores.

 

Até ao momento a Comissão Europeia aceitou fazer os pagamentos em outubro mas a expectativa é que ainda reconsidere.

 

Maria do Céu Albuquerque disse ainda que o governo continua a insistir junto da União Europeia, para que essa antecipação seja de 85% para os dois pilares, ou seja, tanto para as ajudas diretas como para o desenvolvimento rural. Atualmente, a proposta da Comissão contempla apenas a antecipação ao nível dos 85% no desenvolvimento rural.

 

Para a ministra da Agricultura esta proposta sabe a pouco. Daí a hipótese de antecipar ajudas ao setor agrícola. "Não deixamos de equacionar poder fazer alguns adiantamentos" embora "tenhamos a perceção de que a exigência que temos neste momento, do ponto de vista orçamental, é brutal", sublinha Maria do Céu Albuquerque.

Ver comentários
Saber mais Agricultura covid-19 Maria do Céu Albuquerque Comissão Europeia ajudas Conversa Capital
Mais lidas
Outras Notícias