Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ministra do Mar quer 50 milhões de euros de candidaturas ao Mar 2020 este ano

Ana Paula Vitorino sublinha objectivo de que candidaturas ao Mar 2020 correspondam a 10% e que pagamentos já cheguem a 5% no final deste ano, mas lembra que tudo depende dos privados.

Ana Paula Vitorino - Mar: Na semana em que houve um Conselho de Ministros extraordinário, presidido por Cavaco Silva, dedicado à economia do mar, nenhum dos entrevistados pela Aximage nomeou Ana Paula Vitorino como a ministra de que se recorda. O que não impede que o nome desta licenciada em Engenharia Civil, ex-secretária de Estado dos Transportes na era Sócrates e casada com o braço direito de Costa, Eduardo Cabrita, seja mais citada como a pior da equipa governativa (0,7%) do que como a melhor (0,1).
Bruno simão
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 05 de Julho de 2016 às 15:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou esta terça-feira, 5 de Julho, no Parlamento que o Governo gostaria de chegar ao final deste ano com 5% dos fundos do Mar 2020 executados, mas ter candidaturas correspondentes a 10%. Uma meta que, tendo em conta os 500 milhões de euros deste programa, significam mais de 50 milhões de euros em candidaturas apresentadas e cerca de 25 milhões já pagos.


A responsável  adiantou que até  agora foram apresentadas 13 candidaturas, num total de investimento de 10,9 milhões de euros, tendo já sido aprovados 2,8 milhões de euros. 


"Em Julho serão aprovadas mais candidaturas", garantiu a ministra.


Ana Paula Vitorino sublinhou na Comissão de Agricultura e Mar que tudo fará para atingir no final do ano candidaturas correspondentes a 10% de execução do Mar 2020 e já pagas 5% das verbas.


A ministra assinalou contudo que tudo depende dos privados: "Pela administração tudo faremos. No sector privado o que podemos fazer é incentivar, promover e fazer campanhas de informação".

Relativamente ao Promar, o programa operacional de pescas que vigorou no passado quadro comunitário de apoio de 2007 e 2013, o secretário de Estado das pescas José Apolinário afirmou que foram já pagos cerca de 30 milhões de euros, entre comparticipação nacional e fundos comunitários, estando este programa a ser fechado.

Ver comentários
Saber mais Ana Paula Vitorino Parlamento Governo José Apolinário política governo (sistema) executivo (governo) economia negócios e finanças economia (geral) mar
Mais lidas
Outras Notícias