Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Pagamento de 300 milhões aos agricultores deverá ser antecipado para 16 de Outubro

O pagamento de 300 milhões de euros de ajudas comunitárias aos agricultores portugueses deverá ser antecipado para 16 de Outubro, disse hoje o secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, em Bruxelas.

Pagamento de 300 milhões aos agricultores deverá ser antecipado para 16 de Outubro
Lusa 20 de Março de 2012 às 14:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...
"Houve o pedido de antecipar o pagamento dos apoios comunitários - que normalmente são pagos só no final de Dezembro - para 16 de Outubro", disse o secretário de Estado, no final de uma reunião do Conselho de Ministros da Agricultura dos 27.

"Portugal recebe de ajudas directas, no todo, cerca de 600 milhões de euros. Estamos a falar de uma antecipação de 50 por cento - 300 milhões de euros - já para Outubro", disse.

"Essa antecipação, que é muito importante porque apoia os agricultores mais cedo", referiu o governante que sublinhou a "situação financeira muito difícil" que afecta sobretudo a produção animal.

As verbas não podem chegar antes de Outubro, adiantou o secretário de Estado, porque têm que ser feitos controlos, assegurados pelos Estados-membros.

Uma outra verba de 45 milhões será antecipada, a nível nacional, para Abril e Maio, ao abrigo do Programa de Desenvolvimento Rural, para pagamento de medidas agro-ambientais e para regiões desfavorecidas.

Albuquerque adiantou ainda que houve também o reconhecimento da necessidade de "derrogações para que os agricultores possam trabalhar em modo de seca.

As medidas para enfrentar a seca em Portugal e Espanha" acrescentou, mereceram o apoio de oito outros Estados-membros, nomeadamente a Itália e Eslovénia.

José Diogo Albuquerque (na foto) representou hoje Portugal no Conselho de Ministros da Agricultura dos 27, substituindo a ministra, que visita Angola.
Ver comentários
Saber mais Seca agricultores ajudas comunitárias
Outras Notícias