Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Passos diz que floresta pode “perder-se” porque o Estado não tem responsabilidade

O Estado não tem muito território florestal, pelo que “tem tido dificuldade em substituir-se aos privados em fazer essa limpeza”. Os privados é que têm de assumir as suas responsabilidades. Sob pena de se perder a floresta.

Thomas Peter/Reuters
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 09 de Outubro de 2013 às 22:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • 12
  • ...

O primeiro-ministro português remeteu para os privados a responsabilidade pela limpeza das florestas em Portugal, de modo a impedir os incêndios florestais que se repetem quase todos os Verões.

 

Para Pedro Passos Coelho, há um nível de responsabilidade que os privados têm de assumir. “O Estado detém a propriedade de muito pouco espaço florestal. É uma obrigação dos privados manter a floresta bem ordenada e limpa”, assegurou o líder do Executivo.

 

“O Estado tem tido dificuldades em substituir-se aos privados em fazer essa limpeza”, continuou Passos Coelho, em resposta a uma pergunta na entrevista feita por cidadãos esta quarta-feira, na RTP 1.

 

Há, para o governante, uma responsabilidade que tem de ser assumida pelos privados “sob pena de um grande património que temos – o espaço florestal – acabe por perder-se porque não há condições de preservar-se”.

 

“A prevenção deve ser feita ao longo do ano, a limpeza de todos os espaços, não é cumprida devidamente”, acusou o primeiro-ministro, quando questionado por uma cidadã se o fim dos governos civis não contribuiu para o aumento dos incêndios florestais em território nacional. “Não houve mais incêndios nem área ardida pelo facto de não haver um governo civil”, garantiu. 

Ver comentários
Saber mais Pedro Passos Coelho florestas incêndios
Mais lidas
Outras Notícias