Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Porto de Lisboa cresce mais de 20% até Fevereiro

O Porto de Lisboa registou um crescimento na movimentação de contentores e nos segmentos de granéís nos dois primeiros meses deste ano.

Pedro Elias/Negócios
Negócios 21 de Março de 2017 às 17:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O movimento de mercadorias no Porto de Lisboa cresceu mais de 20% nos dois primeiros meses do ano, face ao período homólogo de 2016, refere a entidade liderada por Lídia Sequeira em comunicado, no qual assinala a recuperação da carga global movimentada.


Segundo explica, para o resultado conseguido em Janeiro e Fevereiro "contribuíram fortemente os segmentos de granéis e contentores, com índices de crescimento homólogo da tonelagem total movimentada de 22% e 14% respectivamente".

No que respeita ao segmento de granéis, o Porto de Lisboa destaca o crescimento homólogo de 60% nos granéis líquidos e de 12% nos granéis sólidos no movimento acumulado nos primeiros meses de 2017.

Quanto à movimentação de TEU (unidade equivalente a um contentor), o Porto de Lisboa sublinha a recuperação até Fevereiro, com um crescimento de 15% em relação a 2016.

O tráfego fluvial de mercadorias "registou nesses dois meses um crescimento exponencial de 181% face a 2016, tendo contribuído para este resultado as mercadorias colza, soja e milho que são transportadas do terminal de granéis alimentares da Trafaria para o terminal de Alhandra e para o terminal de granéis alimentares do Beato", acrescenta o comunicado.

O porto da capital salienta ainda que nos dois primeiros meses a carga embarcada (que inclui a carga de exportação) aumentou cerca de 7% face a 2016.

No que respeita ao número de navios de carga, o crescimento homólogo foi de 12%.

O porto de Lisboa registou uma quebra de 18,7% no movimento de contentores no conjunto de 2016, tendo sido o único porto do continente com desempenho negativo neste segmento no ano passado. Apesar do crescimento de 52,2% no último mês de 2016, o porto da capital não conseguiu recuperar todo o recuo no movimento de contentores provocado pela greve de 40 dias dos estivadores.

Ver comentários
Saber mais porto de Lisboa contentores mercadorias
Mais lidas
Outras Notícias