Agricultura e Pescas Portugal Fresh põe deputados a desfilar pelas frutas portuguesas

Portugal Fresh põe deputados a desfilar pelas frutas portuguesas

A associação para a promoção de hortofrutícolas e flores produzidas em Portugal vai fazer desfile de moda em Junho no Mercado da Ribeira. Os modelos serão os deputados da Nação.
Portugal Fresh põe deputados a desfilar pelas frutas portuguesas
Bloomberg
Isabel Aveiro 05 de abril de 2016 às 15:33

A Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, mais conhecida por Portugal Fresh, vai fazer uma acção no próximo mês de Junho, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, associando o seu trabalho ao sector da moda.

O evento, divulgado esta terça-feira por Manuel Évora, presidente da Portugal Fresh, durante a apresentação do Guia do Empreendedor Agrícola, da responsabilidade da McDonald’s Portugal, irá replicar um desfile de moda, já realizado em Berlim recentemente pela mesma associação, no âmbito da feira Fruit Logistica.

Só que desta vez, em vez de modelos profissionais, os participantes no desfile serão "os deputados e as deputadas da Assembleia da República" portuguesa, anunciou. Ao Negócios, Manuel Évora garantiu que alguns dos parlamentares da actual legislatura já aceitaram o convite, recusando contudo, para já, em adiantar os nomes dos parlamentares.

À plateia que esta terça-feira compôs a primeira sessão do evento MBIA Talk – uma acção da Mcdonald’s Business Initiative for Agriculture – Manuel Évora explicou que o objectivo do desfile é incentivar o consumo interno de frutas e legumes em Portugal. O país teve um decréscimo de consumo de hortofrutícolas nos últimos anos: recuou, exemplificou, de 130 quilos per capita em 1999 para 105 quilos per capita em 2013.

Exportações crescem

Estando "a produzir o mesmo", lá fora contudo, as vendas de frutas, legumes e flores têm vindo a crescer. Se este segmento agrícola português vendia 780 milhões de euros no exterior em 2010, esse número ascendeu a 1,1 mil milhões de euros em 2014 e, em 2015, previsivelmente, deverá ter fechado com exportações de 1,2 mil milhões de euros, disse o presidente da Portugal Fresh.

Dito em termos de balança comercial: as exportações de frutas, legumes e flores produzidos em Portugal passaram do equivalente a 65% do valor das importações do mesmo tipo de produtos agrícolas em 2010, para 92% em 2014. E deverá ter acabado em 97% em 2015.

 

 

 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI