Agricultura e Pescas Portugal importa 32% da carne de porco consumida

Portugal importa 32% da carne de porco consumida

Portugal não é auto-suficiente na produção de carne de porco, produzindo apenas 67,8% do total consumido, mostram números de 2011. Sustentabilidade do sector estará ameaçada pela subida dos custos de produção.
Portugal importa 32% da carne de porco consumida
Rita Dias Baltazar 06 de maio de 2013 às 15:35

Dados de 2011 mostram que 32% da carne de porco consumida em Portugal é importada. A carne suína representa 46% do volume total de carnes produzidas no País. O alerta vem do Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares que refere, em comunicado, dados do estudo “evolução da balança comercial do sector da carne de suíno”.

 

Apenas 67,8% da carne de porco consumida em Portugal é de origem portuguesa, sendo a restante importada de Espanha, França e Alemanha.

 

Em 2011, as importações superaram em mais de 330 milhões de euros as exportações de carne de suíno.

 

A Federação Portuguesa da Associação de Suinicultores afirma que os custos de produção poderão ditar a saída de muitos produtores do sector. O preço da carne subiu, em média, 0,1% por ano, entre 2005 e 2011. Porém os custos de produção dispararam, o que põe em causa a sustentabilidade do sector, segundo o mesmo comunicado.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI