Agricultura e Pescas Produção de azeite atinge recorde de 30 anos em Portugal

Produção de azeite atinge recorde de 30 anos em Portugal

Dados provisórios do Ministério da Agricultura apontam para a produção “mais elevada dos últimos 30 anos”, com 100 mil toneladas de azeite.
Produção de azeite atinge recorde de 30 anos em Portugal
Miguel Baltazar
Isabel Aveiro 10 de março de 2016 às 13:15

Portugal deverá ter "uma produção excepcional de azeite de 100 mil toneladas na campanha 2015-2016", segundo os dados provisórios esta quinta-feira avançados pelo Sistema de Informação sobre o Azeite e a Azeitona de Mesa (SIAZ).

 

A entidade do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, adianta que, a confirmar-se, esta será "a mais elevada" produção de azeite "dos últimos 30 anos" em Portugal.

 

E, ao atingir as 100 mil toneladas, representa "aumentos de 64% em relação à campanha anterior" de 2014-2015, e "de 42,5% relativamente à média das últimas cinco campanhas", garante o GPP.

 

As últimas previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicadas a 17 de Fevereiro último, apontavam já uma produção recorde de produção de azeitonas para azeite.

 

Um resultado que pode ter efeitos nos preços no mercado interno, uma vez que Portugal tenderá a beneficiar – como um dos produtores mundiais de azeite – da alta desta "matéria-prima" agrícola nos mercados mundiais. Mas os "chefs" da cozinha portuguesa não o trocam por outro. 




Saber mais e Alertas
pub