Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Produção de azeite atinge recorde de 30 anos em Portugal

Dados provisórios do Ministério da Agricultura apontam para a produção “mais elevada dos últimos 30 anos”, com 100 mil toneladas de azeite.

Miguel Baltazar
Isabel Aveiro ia@negocios.pt 10 de Março de 2016 às 13:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Portugal deverá ter "uma produção excepcional de azeite de 100 mil toneladas na campanha 2015-2016", segundo os dados provisórios esta quinta-feira avançados pelo Sistema de Informação sobre o Azeite e a Azeitona de Mesa (SIAZ).

 

A entidade do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, adianta que, a confirmar-se, esta será "a mais elevada" produção de azeite "dos últimos 30 anos" em Portugal.

 

E, ao atingir as 100 mil toneladas, representa "aumentos de 64% em relação à campanha anterior" de 2014-2015, e "de 42,5% relativamente à média das últimas cinco campanhas", garante o GPP.

 

As últimas previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicadas a 17 de Fevereiro último, apontavam já uma produção recorde de produção de azeitonas para azeite.

 

Um resultado que pode ter efeitos nos preços no mercado interno, uma vez que Portugal tenderá a beneficiar – como um dos produtores mundiais de azeite – da alta desta "matéria-prima" agrícola nos mercados mundiais. Mas os "chefs" da cozinha portuguesa não o trocam por outro. 

Ver comentários
Saber mais Azeite GPP
Mais lidas
Outras Notícias