Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PS e Verdes acordam travar expansão do eucalipto

Socialistas e grupo ecologista com assento parlamentar querem alterar regulamentação de Assunção Cristas sobre a floresta.

Isabel Aveiro ia@negocios.pt 10 de Novembro de 2015 às 16:52
  • Partilhar artigo
  • 6
  • ...
A posição conjunta que o Partido Socialista e o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) assinaram esta terça-feira, 10 de Novembro, destaca a floresta portuguesa no capítulo dedicado à "coesão territorial, economia, ambiente, serviços públicos".

No parágrafo dedicado ao tema, a posição do PS/PEV visa "aumentar a produção e a produtividade das fileiras florestais", mas "através do aumento das áreas de montado de sobro e de azinho e de pinheiro bravo".

A meta é, também, "travar" a "expansão da área de eucalipto, designadamente através da revogação da lei que liberaliza a plantação de eucaliptos, criando um novo regime jurídico".

Assunção Cristas, ex-ministra da Agricultura pelo CDS-PP, que passou a tutelar a área das florestas a partir Outubro de 2014, após a saída de Francisco Gomes da Silva e da extinção da secretaria de Estado das Florestas, reviu a Estratégia Nacional para a Floresta, diploma regulamentar que foi publicado em Fevereiro deste ano e que tinha 2030 como horizonte.

É esta orientação para o sector florestal, nomeadamente quanto às espécies a desenvolver, que pode ser revista, de acordo com a posição conjunta de socialistas e os Verdes.
Ver comentários
Saber mais Floresta PS PEV Assunção Cristas Francisco Gomes da Silva
Outras Notícias