A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

UE: Subida dos preços dos cereais não terá impacto no orçamento das famílias

A subida dos preços dos cereais devido à seca que se tem verificado na Rússia e nos EUA não irá afectar, para já, as famílias europeias, garante a Comissão Europeia.

Negócios 14 de Agosto de 2012 às 15:07
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
A Comissão Europeia reuniu-se esta segunda-feira para debater a subida dos preços dos produtos agrícolas.

Num “briefing” realizado esta terça-feira em Bruxelas, segundo a Bloomberg, Patrizio Fiorilli, porta-voz da Comissão Europeia, veio a público dizer que as famílias não devem ficar preocupadas com uma possível subida dos preços dos alimentos por agora pois “caso haja algum impacto [nos preços], este deve ser adiado”.

Até agora as colheitas mais afectadas têm sido as do milho e trigo. Já o arroz, cujo preço se tem mantido estável, é o único que está neste momento a evitar uma crise alimentar mundial, segundo economistas da FAO.

A Rússia, terceiro principal exportador de trigo em 2011/12 sofreu um prejuízo de 7,3% no total das plantações devido à seca que se vem a sentir desde Maio. Nos EUA onde predominam as plantações de milho, a seca já obrigou a Administração Obama a intervir, financiando em 30 milhões de dólares (24,4 milhões de euros) os produtores.

O índice da FAO, que mede as alterações mensais dos preços internacionais das matérias-primas alimentares, subiu 6% no último mês devido ao aumento dos preços dos cereais e do açúcar, contrariando as descidas dos últimos seis meses.
Ver comentários
Saber mais cereais preços dos alimentos
Outras Notícias