Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Autoeuropa vai prolongar uso da base aérea do Montijo

A Autoeuropa vai prolongar o acordo com a Força Aérea para utilização da base aérea do Montijo para parquear veículos. A paralisação dos estivadores do porto de Setúbal leva a que a fábrica de Palmela tenha mais de 12 mil veículos à espera de serem expedidos.

Luís Viegas
Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 20 de Novembro de 2018 às 21:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Autoeuropa vai prolongar o acordo com a Força Aérea Portuguesa para a utilização de parte da Base Aérea N.º 6, no Montijo, para armazenar automóveis produzidos na fábrica de Palmela, indicou esta terça-feira ao Negócios fonte oficial da fábrica da Volkswagen.

A empresa não revela qual será o novo prazo, referindo que ainda será necessário assinar uma adenda ao acordo original, que previa a utilização da base do Montijo até ao final de Novembro.

O protocolo com a Força Aérea foi estabelecido em Agosto e teve como motivo o atraso na homologação dos veículos de acordo com as normas do novo regulamento de emissões poluentes, o WLTP (World Wide Harmonized Light Vehicle Test Procedure).

Agora, indica fonte oficial da Autoeuropa, a necessidade de estender o protocolo resulta da paralisação dos estivadores no porto de Setúbal, iniciada a 5 de Novembro, que já levou a que a Autoeuropa tenha, a esta data, "mais de 12 mil veículos a aguardar expedição".

Contactada pelo Negócios, a Força Aérea remeteu qualquer esclarecimento para a Autoeuropa.

A empresa continua a escoar parte da produção recorrendo aos portos espanhóis de Vigo e Santander, bem como ao porto de Leixões. No entanto, por esta via apenas são expedidas "algumas centenas de veículos".

A fábrica continua a manter o ritmo de produção, em cerca de 885 veículos diários.

Nos primeiros 10 meses do ano, a Autoeuropa produziu quase 185 mil veículos, estando a 55 mil da meta de "cerca de 240 mil viaturas" avançada pela empresa no início do ano.

Ver comentários
Saber mais Autoeuropa Força Aérea Portuguesa Montijo Base Aérea Palmela Volkswagen porto de Setúbal Vigo Santander porto de Leixões automóvel
Mais lidas
Outras Notícias