Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Automóveis conectáveis em fase de testes na Inglaterra

Jaguar Land Rover, Ford e Tata Motors são alguns dos fabricantes que estão a desenvolver veículos capazes de comunicar entre si.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 21 de Outubro de 2016 às 15:53
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

A nova tecnologia permite que condutores comuniquem entre si em caso de travagens bruscas, e que se estabeleça um contacto com semáforos de forma a reduzir o número de paragens e economizar o tempo das viagens e evitar acidentes, descreve a Reuters. Os modelos foram apresentados num campo de testes no centro da Inglaterra.

 

Tim Armitage, director do projecto de testes da UK Autodrive, sublinha que esta tecnologia de comunicação entre veículos é "significante" para uma maior segurança rodoviária e para um tráfego automóvel mais fluído.

 

Segundo comunicados avançados no site da Jaguar Land Rover, o fabricante automóvel iniciou o seu projecto neste campo tecnológico em Junho do ano passado, e os investimentos para a primeira pista de testes tomou início no passado mês de Fevereiro. A pista estende-se por mais de 22 quilómetros, e faz parte de um investimento de 5,5 milhões de libras (6,2 milhões de euros). Ao longo da pista foram instalados equipamentos de comunicação, com a frota de veículos com estes dispositivos a ascender a 100 automóveis.

 

Em comunicado publicado no passado mês de Julho, a empresa revela que foram planeados testes de tecnologias de comunicação entre automóveis e entre automóveis e infra-estruturas.

 

No mesmo documento, a Jaguar Land Rover especifica algumas funcionalidades. A nova aposta tecnológica passa por uma assistência em caso de obras na estrada, em que uma câmara cria uma vista 3D da rua em frente, identifica o percurso ideal entre as obras e oferece assistência ao volante para o veículo se manter na faixa.

 

A nova tecnologia inclui também um sistema que activa os travões do veículo caso este se aproxime demasiado de um outro ou de uma parede, activando também um aviso auditivo. A aposta da Jaguar estende-se ainda ao desenvolvimento de uma forma de comunicação entre veículos através de avisos, sempre que algum represente um perigo na estrada. Esta característica denominada de "Over The Horizon Warning" permite igualmente que veículos em marcha de emergência comuniquem com os demais condutores.

 

Estas inovações na indústria automóvel surgem a par do desenvolvimento de automóveis autónomos, com a Tesla a ocupar um dos lugares de destaque. Para além do Reino Unido, Singapura também tem sido um polo de inovação para os fabricantes de automóveis e outros veículos de condução autónoma.

Ver comentários
Saber mais Jaguar Land Rover Reino Unido Singapura automóvel Tim Armitage
Outras Notícias