Automóvel Carros mais poluentes vão pagar até mais 20% em ISV

Carros mais poluentes vão pagar até mais 20% em ISV

O Governo vai agravar os impostos sobre os veículos (ISV), especialmente os mais poluentes. O Orçamento do Estado para 2016 prevê aumentos de 10% a 20% na componente ambiental.
Paulo Moutinho 05 de fevereiro de 2016 às 18:06

Os automóveis vão ficar mais caros. É que, de acordo com a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2016 entregue esta sexta-feira, 5 de Fevereiro, no Parlamento, haverá um aumento de 3% na componente da cilindrada. E os carros mais poluentes são mais penalizados através da componente ambiental que chega a agravar-se em 20%.


"São revistas as taxas do ISV com uma actualização da componente cilindrada em 3%", refere o documento que foi entregue no Parlamento. Ao mesmo tempo são aplicados "aumentos da componente ambiental entre 10% e 20% (com um desagravamento para as viaturas menos poluentes) por forma a reforçar o papel do imposto como incentivo à aquisição de viaturas menos poluentes", nota.


Este aumento, especialmente para os veículos mais poluentes, trará mais receita, numa altura em que as vendas de automóveis estão a aumentar. "Para 2016, prevê-se uma melhoria da receita líquida em sede de ISV, a qual se deverá situar em 660,6 milhões de euros", diz o documento. É um aumento de 15,2% face a 2015.


Esta evolução da receita, face aos 573,4 milhões obtidos em 2015, "traduz a tendência expectável de recuperação na venda de veículos automóveis, acompanhando a tendência verificada neste imposto em 2015, bem como o efeito esperado das alterações legislativas propostas em sede de Orçamento do Estado", conclui.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI