Automóvel Escândalo Volkswagen. Maioria dos carros já foi corrigida em Portugal

Escândalo Volkswagen. Maioria dos carros já foi corrigida em Portugal

Quase 80% dos veículos da marca Volkswagen com a correcção aprovada pelo regulador alemão já foram às oficinas portuguesas. A importadora assegura que a acção de serviço está a decorrer com “normalidade”.
Escândalo Volkswagen. Maioria dos carros já foi corrigida em Portugal
Bloomberg
Wilson Ledo 30 de maio de 2016 às 14:00

A correcção dos veículos do grupo Volkswagen afectados pelo escândalo de manipulação de emissões está a avançar a um bom ritmo, colocando "Portugal no topo dos países da Europa em taxa de realização".

A garantia é dada ao Negócios pela importadora SIVA, que viu a operação de chamada às oficinas nacionais começar no início de Fevereiro.


"Neste momento, perto de 80% dos veículos Volkswagen aprovados pelo [regulador alemão] KBA - Amarok e Golf 2.0 TDI - e perto de metade dos veículos Audi aprovados pelo KBA – Audi A4 - já foram intervencionados", especifica o porta-voz da SIVA no que respeita às duas principais marcas afectadas.


Os próximos modelos a ser chamados às oficinas aguardam a luz verde do regulador alemão, à semelhança do que ocorreu com os anteriores. Os proprietários afectados serão contactados pelas respectivas marcas quando chegar a altura de o seu veículo ser corrigido.


Até ao momento, a SIVA diz ainda que a acção de serviço "está a decorrer com toda a normalidade". Serão alvo da intervenção todas as viaturas afectadas com matrícula portuguesa bem como os veículos importados usados.


Em Setembro de 2015, o grupo Volkswagen admitiu ter manipulado as emissões de óxido de azoto em 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo. Na Europa, 8,5 milhões de carros vão ser chamados às oficinas. Em Portugal são 125 mil.

Que prazos definiu o grupo Volkswagen para a chamada às oficinas? Motores 2.0 litros: serão os primeiros a ser chamados às oficinas, no primeiro trimestre de 2016, para uma actualização do "software" que manipula as emissões de NOx.

Motores 1.2 litros: aqui também se dará uma actualização do "software", mas já no segundo trimestre.

Motores 1.6 litros: são os últimos a ir às oficinas, a partir do terceiro trimestre, para a instalação de um estabilizador de fluxo, além da actualização do "software".



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