Notícia
Ferreira Leite: Fundo de maneio pode ser "para despedimentos por justa causa"
A ex-líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, levanta a suspeita de o Governo estar a guardar os 533 milhões de euros da dotação provisional para pagar as indemnizações por despedimento dos funcionários públicos.
- 41
- ...
Na semana passada, Ferreira Leite denunciou o caso no comentário que faz semanalmente à quinta-feira na TVI24. Ontem, a comentadora disse estranhar que a ministra das Finanças não tenha ainda explicado para que vai servir a dotação provisional.
A ex-ministra das Finanças começou por sublinhar que Maria Luís "não negou" que tinha lá o dinheiro e lembrou que “um ministro não tem a autonomia nem a capacidade política para decidir sobre um número daquela natureza. A responsabilidade é da Assembleia”.
Sobre para que servirá esse valor, a ex-líder do PSD admite que possa servir para "indemnizações para despedimentos de funcionários públicos. Pode ser uma coisa desse estilo", defendeu na TVI.
Manuela Ferreira Leite afirmou ainda que é positivo o défice de 2013 ficar abaixo do previsto. Mas adverte: "Só um número é alguma coisa com que possamos fazer uma festa ou se ele implica coisas que possam não ser as mais aconselháveis? Não contesto o número. Contesto as medidas que foram tomadas para lá chegar. As medidas têm tido custos de natureza social extremamente pesados. Estivemos a tomar medidas excessivas relativamente ao que era necessário. Se estivesse na posição do Governo eu não deitaria tantos foguetes. Esta euforia só se pode justificar num clima de campanha".