Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Frota do Estado tem 73% de carros a gasóleo

O Público avança este sábado que a frota do Estado é composta por carros a gasóleo, poluente e com mais de 15 anos.

Mariline Alves
Negócios jng@negocios.pt 02 de Fevereiro de 2019 às 11:31
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

Cerca de 73% das viaturas da administração directa e indirecta do Estado, incluindo gabinetes ministeriais, são a gasóleo, avança o Público na edição deste sábado. O levantamento mais recente feito pelo Ministério das Finanças, e que constam do relatório do Parque de Viaturas do Estado de dezembro de 2017, revela ainda que existe um veículo a gás, 17 híbridos e 55 elétricos. O Governo não cumpre as metas para carros poluentes nas novas aquisições.  



Além disso, a idade média dos automóveis tem vindo a aumentar, uma vez que, em 2010, era de 12 anos e, em 2017, aumentou para 15,3 anos. Apenas 11% destas tem menos de quatro anos. 



Outro dado analisado mostra que o
 Estado comprou ou alugou menos carros ecológicos do que era pretendido e tem aumentado o peso dos carros mais poluentes, já que era permitido apenas 5% mas este tipo de veículos representou 39% das 277 aquisições ao longo de 2017. 



Do total de 25.640 veículos, dos quais 40% pertencem às forças de segurança, só 1432 se inserem nos segmentos A, B e C. 



Este relatório, relativo a dezembro de 2017, não inclui posteriores aquisições, como as do novo Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública ECO.mob, que prevê a substituição de 1.200 veículos com mais de 10 anos por veículos eléctricos em toda a Administração Pública até 2020.



Estes números surgem numa altura em que continua acesa a polémica motivada pelas declarações de Matos Fernandes em entrevista ao Negócios e Antena 1. O ministro do Ambiente e da Transição Energética afirmou 
que "quem comprar um carro [de motor] diesel muito provavelmente daqui a quatro ou cinco anos não vai ter grande valor na sua troca". Declarações que foram fortemente criticadas pelas associações do setor automóvel.

Ver comentários
Saber mais frota Estado carros automóveis gasóleo diesel Matos Fernandes Ministro Ambiente e Transição Energética Governo
Mais lidas
Outras Notícias