Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Irlanda supera Portugal no aumento das vendas de automóveis na Europa

A Irlanda é o país da União Europeia onde as vendas de automóveis mais estão a subir este ano. Um estatuto que durante vários meses pertenceu a Portugal.

Miguel Baltazar
Negócios 15 de Setembro de 2015 às 09:17
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...

As vendas de automóveis em Portugal aumentaram 28,6% nos primeiros oito meses do ano, o segundo maior aumento entre os países da União Europeia, anunciou a Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA, na sigla em francês).  

Portugal perdeu assim o estatuto de mercado com mais rápido crescimento este ano, uma vez que na Irlanda as vendas estão a crescer de forma mais intensa. Subiram 30,3% para 116.335 unidades. Em Portugal atingiram 125.642 unidades.

Depois das fortes quedas nos anos anterior, Portugal foi durante vários meses de 2015 o país da UE onde as vendas de automóveis mais estavam a subir. Um crescimento menos intenso em Agosto levou o país a perder este estatuto, já que no último mês as vendas em Portugal subiram 21,9%, enquanto na Irlanda aumentaram 31,7%.

A Irlanda é também o país da União Europeia que apresenta o crescimento económico mais forte. O PIB do país que em 2010 solicitou ajuda externa cresceu 6,7% no segundo trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2014.

No conjunto dos países da União Europeia as vendas de automóveis aumentaram 8,6% nos primeiros oito meses do ano, enquanto na Zona Euro o crescimento foi de 8,5%. No que diz respeito apenas a Agosto, as vendas subiram 11,2% na UE e 10,4% na Zona Euro.

Ver comentários
Saber mais automóveis União Europeia Associação Europeia de Construtores Automóveis Irlanda
Outras Notícias