A esmagadora maioria (90,2%) das exportações de automóveis tem como destino a Europa, com a Alemanha a ser o mercado principal (21%). Segue-se depois França, Itália e Espanha. "Em termos de grandes regiões, o mercado asiático, liderado pela China (3,5%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal", refere a associação.
Esta queda da produção contraria a tendência registada no último ano, com a última descida a ser registada em Julho do ano passado. Para o aumento do fabrico tem sido fundamental o papel da Autoeuropa, onde está a ser fabricado o T-Roc. A produção deste modelo começou em Agosto de 2017, tendo sido reforçada em Abril para dois veículos por hora, o que tem impulsionado os dados da produção automóvel em Portugal.
Era já esperado um desempenho negativo da produção em Agosto, depois de a fábrica da Autoeuropa, em Palmela, ter dito que iria suspender a laboração por três semanas nesse mês. Apesar desta queda, o balanço é positivo no acumulado do ano. Nos primeiros oito meses, registou-se um crescimento de 85,3%, o que corresponde à produção de 189.544 unidades.
(Notícia actualizada às 15:55 com mais informação)
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Negócios, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.