Automóvel Quem comprar híbridos plug-in vai ter direito a desconto de 562 euros

Quem comprar híbridos plug-in vai ter direito a desconto de 562 euros

O desconto vai ser feito via fiscal, através de um corte no Imposto Sobre Veículos (ISV). O Governo quer promover a compra dos veículos com baixas emissões.
Quem comprar híbridos plug-in vai ter direito a desconto de 562 euros
Miguel Baltazar
André Cabrita-Mendes 14 de outubro de 2016 às 15:08
Os portugueses que comprarem novos veículos híbridos plug-in vão ter direito a um desconto. São menos 562,5 euros que os consumidores vão ter de pagar na compra de um veículo de baixas emissões.

O Governo de António Costa vai introduzir em 2017 este "incentivo pela introdução no consumo de um veículo de baixas emissões", segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2017, a que o Negócios teve acesso.

Este tipo de veículos possuem tanto um motor de combustão interna, geralmente a gasolina, como um motor eléctrico, que permite reduzir consumos de gasolina e também as emissões. Regra geral, a autonomia de um motor eléctrico de um híbrido plug-in é menor do que num carro totalmente eléctrico.

O desconto vai ser feito via fiscal, através de um corte no Imposto Sobre Veículos (ISV). Como? Este incentivo tem de ser pedido à Autoridade Tributária e Aduaneira, através da factura pró-forma do veículo híbrido plug-in a adquirir. Neste documento deve constar o número de chassis e a emissão de CO2 do automóvel.

Após o Fisco reconhecer o incentivo, "o direito ao mesmo deve ser exercido no prazo de seis meses após a notificação, sob pena de caducidade".

As vendas tanto de carros eléctricos como de híbridos plug-in estão em alta em Portugal. Somente no primeiro semestre cresceram 88% para um total de 877 unidades.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI