Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

SIVA lança Golf Bi-Fuel

A SIVA, do grupo SAG, apresentou hoje o novo modelo Volkswagen Golf Variant 2.0 Bi-Fuel, um veículo que funciona a gasolina e a gás natural.

Adriano Oliveira aoliveira@netcabo.pt 27 de Março de 2003 às 14:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A SIVA, do grupo SAG, apresentou hoje o novo modelo Volkswagen Golf Variant 2.0 Bi-Fuel, um veículo que funciona a gasolina e a gás natural.

Menos poluente e mais económico, este novo produto, segundo Barros Rodrigues, director-geral da marca para Portugal, «constitui uma solução alternativa aos problemas actuais ambientais das grandes cidades».

Por outro lado, e «dado o actual enquadramento macroeconómico, com a instabilidade dos preços do mercado energético, a solução Bi-Fuel da VW potencia a oferta de soluções alternativas no mercado automóvel», acrescentou.

O novo Golf Variant beneficia de uma redução de 40% no Imposto Automóvel e de taxa de isenção de Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), quando utilizado por profissionais.

Actualmente, existem apenas 250 viaturas em Portugal movidas a gás, o que contrasta com as 12 mil da Alemanha e com as cerca de 350 mil em Itália.

Embora pouco divulgadas no mercado, as vantagens da utilização de dois tipos de combustível são várias. Por exemplo, quando a quantidade de gás existente no depósito atinge níveis baixos, o motor comuta automaticamente para a alimentação a gasolina, o que resulta num incremento da autonomia.

O reabastecimento do Golf Variant Bi-Fuel, embora simples, rápido e seguro, encontra apenas um problema: a escassez dos postos de abastecimento.

Barros Rodrigues espera, no entanto, que até final do ano, a situação seja objecto de uma revisão, quer por parte do Governo, quer das empresas abastecedoras.

A utilização de gás natural neste tipo de veículos não tem quaisquer restrições em termos estacionamento em caves, como acontece com os veículos movidos a GPL.

Outras Notícias